Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes A cirurgia é minimamente invasiva e diminui o tempo do pós-operatório A cirurgia é minimamente invasiva e diminui o tempo do pós-operatório

O Hospital Geral de Palmas (HGP) vem realizando cirurgias por videolaparoscopia. O procedimento é realizado através de pequenos cortes e o hospital tem usado uma moderna técnica para reduzir custos, causar menos dor e diminuir o tempo de internação.

A equipe da Cirurgia Geral e do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGP utiliza a técnica que permite descobrir doenças e realizar procedimentos de alta complexidade. A cirurgia acontece com uma micro câmera de vídeo que projeta as imagens da cavidade abdominal em uma tela de LED em alta definição, na qual o andamento da cirurgia é avaliado e observado pela equipe.

O médico residente em Videolaparoscopia, Dhyogo Paulo Severo, explica que o procedimento possibilita ao paciente uma alta hospitalar mais rápida no pós-operatório. “Além disso, esteticamente, o procedimento atende aos anseios dos nossos pacientes, pois o corte é menor (incisões de 03mm a 13mm). O tempo da cirurgia de colecistectomia (cirurgia de vesícula), que é a mais realizada por esse método,  dura, em média, entre 1h e 1h20, se não houver complicações. O método proporciona um retorno precoce dos pacientes as suas atividades habituais, sendo estes os maiores beneficiados”, explicou.

O método de cirurgia minimamente invasiva é utilizado nas intervenções cirúrgicas de vesícula (colecistectomia), hérnias abdominais inguinal, umbilical, incisional e epigástrica, e baço (esplenectomia).

O coordenador médico do Centro Cirúrgico do HGP, Itagorés Hoffman I, lembra que o aparelho de laparoscopia do HGP é fruto de parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “O equipamento é o mais moderno que há no Estado Tocantins, de alta resolução com monitores de 27 polegadas, que permitem que o cirurgião realize os procedimentos com maior precisão, segurança e menos risco de infecção”, ressalta o médico.

A equipe do HGP é composta por um cirurgião geral, dois médicos auxiliares, médico anestesista, enfermeiro, técnico em enfermagem e o instrumentador cirúrgico.