Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Sara Cardoso Programa visa ofertar a população serviços oftalmológicos, clínicos e cirúrgicos Programa visa ofertar a população serviços oftalmológicos, clínicos e cirúrgicos

Na próxima terça-feira, 15, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), passa a oferecer consultas e cirurgias oftalmológicas a pessoas com mais de 55 anos, através do atendimento de três unidades móveis Saúde para Todos.

Com a meta de realizar 1.300 cirurgias por mês, nove médicos e 60 outros profissionais, dentre instrumentadores, enfermeiros e anestesiologistas, estarão com as unidades móveis na cidade de Guaraí atendendo aos 23 municípios que compõem a região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia.

O programa será executado em unidades móveis assistenciais, abrangendo todo o Estado do Tocantins, visando ofertar a população serviços oftalmológicos, clínicos e cirúrgicos, com valores estabelecidos na tabela unificada do Sistema Único de Saúde (SUS) e regulados pela Central de Regulação do Estado.

“O governador Marcelo Miranda determinou que a ação da oftalmologia fosse uma das primeiras a acontecer na área da Saúde e nós estamos muito felizes em poder concretizar essa ação. São procedimentos que serão realizados a preços SUS, pelos quais vamos pagar R$ 643,00 por cada cirurgia e vamos possibilitar que pessoas com problemas de visão voltem a enxergar”, disse o secretário Samuel Bonilha.

Entre os dias 15 e 19 vão ocorrer as consultas, já as cirurgias devem ser realizadas entre os dias 16 e 21 de dezembro. Dentre os procedimentos a serem realizados estão cirurgias de catarata, tratamento clínico do aparelho da visão, terapia em oftalmologia, diagnose em oftalmologia, cirurgias de segmento posterior, retina e vítreo.

Reunião com municípios

Nesta segunda-feira, 7, o secretário Samuel Bonilha esteve na cidade de Guaraí em reunião com os municípios que serão contemplados nesta primeira etapa da ação.

Na ocasião, o secretário de Saúde do município de Couto Magalhães, Pedro Luiz Gomes, destacou queo serviço vai oferecer uma oportunidade a quem espera por atendimento há algum tempo. “Somos de um município de pequeno porte, com uma população em torno de cinco mil habitantes e o que temos lá é PSF (Programa Saúde da Família), então uma ação dessa, principalmente para a realização de cirurgias de catarata, vai resolver os problemas da nossa comunidade. Já estamos com três anos que a gente tem dificuldade de acessar esse serviço em nosso município” , informou.

Também presente na reunião, Maria da Conceição Marinho, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins(Cosems), destacou que o programa vem favorecer e fortalecer as regiões de saúde, onde os usuários não vão precisar sair de sua região para ter atendimento. “Isso favorece a população e é um serviço que vai ser adquirido a preço SUS, não tendo contrapartida dos municípios e sem a interferência de terceiros. Agora temos a certeza que teremos nossa população atendida”, ressaltou.

Atendimento

A primeira fase do programa vai beneficiar a Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia composta pelos municípios de Bandeirante, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Juarina, Pequizeiro, Brasilândia, Itapiratins, Itaporâ, Tupiratins, Goianorte, Colméia, Guaraí, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Arapoema, Bernado Sayão e Presidente Kennedy, Couto Magalhães.

“A população das outras regiões pode ficar tranquila. Nós vamos chegar a todos os locais e levar atendimento a quem precisa”, reformou o secretário Samuel Bonilha.