Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Segundo Samuel Bonilha, a padronização vai garantir aos usuários o acesso ordenado aos medicamentos Segundo Samuel Bonilha, a padronização vai garantir aos usuários o acesso ordenado aos medicamentos

Para reduzir custos na aquisição de medicamentos e de manutenção, simplificar as rotinas de aquisição e ter maior controle de estoque a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estabeleceu a Padronização de Medicamentos da Rede Hospitalar Estadual no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o secretário de estado da Saúde, Samuel Bonilha, a padronização vai garantir aos usuários o acesso ordenado aos medicamentos de forma universal e igualitária. “São medicamentos eficazes, seguros, cuja relação risco-benefício é favorável e comprovada a partir das melhores evidências científicas disponíveis na literatura, além de ter o registro aprovado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse o secretário.

É de responsabilidade de cada unidade hospitalar pública da rede estadual a elaboração da lista interna de medicamentos devendo esta ser baseada na Lista de Medicamentos Padronizados na Rede Hospitalar Pública do Estado, obedecendo ao critério de porte, bem como, dos serviços prestados por cada hospital.

Para a diretora geral do Hospital Geral de Palmas (HGP), Renata Duran, a medida é excelente. “O HGP já tinha uma padronização própria e agora estamos inserindo e excluindo novos produtos baseados na portaria. Isso facilita a aquisição, porque já temos produtos determinados”, afirmou.

Atualização

A cada dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde consolidará e publicará as atualizações da lista de medicamentos. Mais detalhes sobre a portaria e a lista completa podem ser acessadas na Edição 4513, do Diário Oficial do Estado.

Comissão

A lista de medicamentos foi elaborada pela Comissão de Padronização de Medicamentos da Rede Hospitalar.  A comissão é composta por uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, cirurgião dentista, representante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), representante da enfermagem e membros eventuais ou consultores, que apontaram os remédios, levando em conta tratamento, dosagem, preço e atendimento ao paciente.