Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Associações e sindicato ligados aos servidores públicos do Estado do Tocantins se posicionaram sobre o atraso do pagamento do 13º salário que deveria ser quitado nesta segunda-feira, 21, que acometerá parte dos servidores.

Por meio de nota de repúdio as entidades afirmam que a decisão do Poder Executivo “reflete a incapacidade do Governo de gerenciar o patrimônio público, lesando os trabalhadores que, ao longo dos anos, prestam de maneira honesta e eficaz os serviços essenciais à sociedade tocantinense, independente do Governo que esteja no comando do Estado”, afirmam na nota.

Ainda segundo a nota, não é possível que a classe trabalhadora seja penalizada pela má gestão do Poder Executivo e lembram que, desde o início de 2015 os salários de todos os servidores públicos estaduais são efetuados com 10 dias de atraso, “outra prova da incompetência da atual gestão”, declaram.

Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe-TO), entidades sindicais e associações de militares que representam os servidores públicos estaduais também irão protocolar notificação extrajudicial, até às 18 horas desta segunda-feira, ao governador Marcelo Miranda, tratando do pagamento dos servidores.

As entidades classistas, segundo o Sisepe, exigem o pagamento imediato e integral do 13º salário a todos os servidores.

Confira abaixo a nota de repúdio de algumas entidades.

NOTA DE REPÚDIO

Diante do comunicado do Governo do Estado de que não irá honrar sua obrigação legal de efetuar, em dezembro, o pagamento do 13º salário a todos os de servidores públicos estaduais, as entidades classistas abaixo assinadas vêm a público externar seu repúdio pela falta de compromisso e desrespeito com os homens e mulheres que trabalham em defesa do Estado do Tocantins.

A decisão do Poder Executivo reflete a incapacidade do Governo de gerenciar o patrimônio público, lesando os trabalhadores que, ao longo dos anos, prestam de maneira honesta e eficaz os serviços essenciais à sociedade tocantinense, independente do Governo que esteja no comando do Estado.

Não é possível que a classe trabalhadora seja penalizada pela má gestão do Poder Executivo. Desde o início de 2015 os salários de todos os servidores públicos estaduais são efetuados com 10 dias de atraso, outra prova da incompetência da atual gestão.

Não iremos nos calar diante de tal decisão que só reforça o desrespeito como o qual o Governo do Estado lida com os servidores públicos. Em momento algum as entidades classistas, que representam legalmente os servidores públicos, foram convidadas para discutir o problema e propor saídas a fim de evitar que centenas de famílias fossem pegas de surpresa e tivessem seus direitos trabalhistas subtraídos de forma arbitrária e autoritária.

Caberá, agora, recorrer ao Poder Judiciário na busca de garantir que este fim de ano seja menos amargo e doloroso nos lares dos servidores públicos estaduais. Lamentamos e reforçamos nosso repúdio diante do descaso e do desrespeito com os servidores públicos estaduais.

Palmas, 21 de dezembro de 2015

Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Aspol/TO)

Associação dos Agentes Penitenciários do Tocantins (Agepens)

Associação Funcionários da ADAPEC (AFA/TO)

Associação Estadual dos Servidores do Quadro Geral do Tocantins (ASS-PÚBLICOS) 

Associação dos Agentes de Necrotomia do estado do Tocantins (AANETO)

Associação das Mulheres Policiais do Estado do Tocantins (AMP/TO)

Sindicato dos Profissionais da Enfermagem (SEET)