Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou na tarde desta quarta-feira, 20, que fará a inclusão do adicional noturno dos profissionais da saúde na folha do mês de janeiro, com previsão de pagamento até o dia 12 de fevereiro, referente aos dois meses que estão em atraso.

A Secad informa ainda que qualquer retomada de conversação acerca dos acordos firmados e demais pautas que competem à Secretaria, dependem do encerramento do movimento grevista coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras-TO), e também só deve ocorrer apenas após a conclusão do pagamento do 13º dos servidores públicos, previsto para ocorrer até o dia 30 de janeiro.  

Ainda segundo a Secad, sobre a agenda específica para tratar das condições de trabalho, será realizada uma reunião com o secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha, no próximo dia 25 de janeiro, às 14h30, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Greve

A greve da Saúde já completou 44 dias de paralização dos servidores que cobram o pagamento dos seus direitos. Nesta quarta-feira os servidores manifestaram-se em frente à Secretaria Estadual da Saúde com nariz de palhaços.

Os servidores exigem respeito do governo afirmando que o movimento paredista só cessará quando o governo iniciar um diálogo com a categoria para solucionar as demandas da classe.

A greve iniciou-se no dia 7 de dezembro do ano passado em virtude da falta de pagamento do adicional noturno, insalubridade, inclusão e pagamento das progressões, além da melhoria das condições de trabalho nos hospitais do Estado.

Neste período os atendimentos nas unidades de saúde foram reduzidos sendo realizados somente os de urgência e emergência.

A greve acontece nos hospitais de Augustinópolis, Araguaina, Guaraí, Xambioá, Miracema, Paraiso, Porto Nacional ( Hospital Regional), Gurupi, Arapoema, Dianópolis e Arraias. Em Palmas (HGP, Hospital Infantil e Dona Regina).

Previsto ainda para adesão ao movimento os hospitais de Alvorada, Pedro Afonso, Araguaçu e o Hospital Maternidade Tia Dedê.