Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

O curso de inseminação artificial ministradas no Centro Agrotecnológico de Palmas cria novas expectativas aos participantes. A segunda turma de alunos participantes do curso desta semana está motivada com as novas oportunidades: capacitação profissional, geração de negócios e melhoria genética do rebanho, tanto de leite, quanto de corte. O curso começou na última terça-feira, 26, e encerra nesta sexta-feira, 29.

No próximo mês, serão ofertadas dez vagas para compor a terceira turma da parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) e empresas Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal e Representação.

O prefeito de Chapada de Natividade, Djalma Rios, um dos alunos, disse que o curso oferece oportunidades de crescimento da atividade bovina. “O interesse em fazer este curso é de levar a inseminação artificial para os produtores do nosso município, pois a região tem vocação para pecuária, principalmente o gado de corte e, esse curso pode contribuir para melhorar a qualidade da carne”, ressaltou acrescentando que o município possui cerca de 20 mil cabeças de gado.

Para o zootecnista e produtor Gilmar Barbosa, o que o levou a fazer o curso foram duas situações em sua atividade no campo: “a primeira é que estou me capacitando, a última vez que fiz este curso, foi ainda na década de 80, e a segunda é que pretendo expandir o rebanho de gado de corte e quero usar essa tecnologia para melhorar a genética”, disse.

Para a única mulher desta turma, a estudante de Engenharia Agronômica, Rose Pâmela, sua participação é em busca de alternativas, opções profissionais e a possibilidade de gerar bons negócios no futuro. “É uma oportunidade para agregar mais conhecimento, buscando novas técnicas de trabalho e, é uma atividade que gosto muito, pois futuramente pretendendo investir neste segmento de inseminação artificial”, projetou.

De acordo com o instrutor as aulas de inseminação, Marcelo Geneiro Alves Ferreira, essa turma completa um contingente de 78 alunos do Tocantins, Pará, Goiás e Maranhão. “Isso significa que as pessoas buscam as novas tecnologias que refletem no aumento da produtividade e qualidade do leite e da carne bovina”, disse.

O zootecnista e gerente de Pecuária da Secretaria da Agricultura, Marcos Cione Fernandes, alerta as pessoas que pretendem fazer o curso nos próximos meses para que agendem e garantem sua participação antecipadamente.  “São apenas dez vagas e a demanda tem sido maior a cada mês. O objetivo do curso está sendo atendido, uma vez que a maioria dos alunos são produtores, pessoas que trabalham com bovinos”, justificou.

Próximo

Novos cursos acontecerão, na última semana de cada mês até o mês de outubro deste ano. O próximo será realizado no período de 23 a 26 de fevereiro.