Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Controladoria Geral da União, regional no Estado do Tocantins terá novo chefe, a partir desta próxima quarta-feira, 3, quando Cláudio Henrique Fernandes Paiva assumirá a chefia. A cerimônia de posse será realizada no auditório do edifício sede da Justiça Federal (localizado na Quadra 201 Norte,), em Palmas/TO, às 8h30 e contará com a presença do ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União Interino, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

Cláudio Henrique Fernandes Paiva é Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano, de Brasília/DF, além de Pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro/RJ, e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho, também do Rio de Janeiro/RJ.

Antes de ingressar na CGU, em 2005, Cláudio atuou no Ministério Público do Estado do Maranhão de 1999 a 2001 e na Procuradoria da República no Estado do Maranhão de 2001 a 2005.

Já dentre as atividades desempenhadas na CGU, destacam-se a atuação como Corregedor Setorial da Área de Saúde de 2012 a 2015 e como Corregedor Setorial da Área de Fazenda em 2016.

CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o Órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente à Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como Órgão Central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.