Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Subtenente Jadiel

A Polícia Militar desencadeou na noite, desta última quarta-feira, 3, a Operação Expediente Operacional Noturno, em todo o Estado do Tocantins, que faz parte das ações preventivas e ostensivas intensificadas pela PM no período que antecede o carnaval, por meio do emprego do efetivo administrativo e operacional.

A operação consistiu na realização de abordagens itinerantes noturnas em estabelecimentos comerciais, como, bares e nas estações de ônibus, além da abordagem de veículos e pessoas. Ao todo foram abordados 1.439 veículos e 1.875 pessoas, que foram orientadas quanto à postura e condutas preventivas no dia-a-dia, inclusive, no período do carnaval. Ainda tiveram 13 apreensões de droga e de duas armas de fogo, 8 prisões, 117 infrações de trânsito e 35 veículos foram removidos por apresentarem irregularidades.

Para o sargento Fernando Ottoni, tais ações visam demonstrar a população o empenho da tropa. “Estamos nas ruas, orientando os populares sobre condutas para evitar que sejam um alvo fácil do cidadão-infrator. Além disso, estamos realizando abordagens no intuito de conter possíveis ações delitivas”, afirmou o militar.

Segundo a acadêmica Heloísa Silva de 23 anos, que estava num ponto de ônibus em frente a uma universidade, essas ações da PM aumentam a sensação de segurança. “É ideal que sempre haja militares neste tipo de policiamento nas estações, sempre somos alvos de assaltos, comigo nunca aconteceu, mas aqui neste ponto, já ouvi vários casos. Com policiais aqui os assaltantes não irão mais roubar ninguém”, enfatizou.

Para o comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos, que acompanhou toda a operação, a corporação está empenhada no combate à criminalidade. “Estamos envolvidos na realização de ações proativas para assegurar a sensação de segurança da população, além de realizar levantamentos e mapas estatísticos para traçar ações estratégicas que contribuem para inibir a prática de delitos”, destacou o comandante.

Operação Carnaval 2016

A Polícia Militar (PM) do Tocantins realizará no período de 5 a 9 de fevereiro deste ano a “Operação Carnaval 2016”, com o emprego do efetivo administrativo e operacional de todas as Unidades da PM no reforço do policiamento das diversas cidades do estado onde ocorrerão festividades de carnaval.

A ação tem o objetivo de prevenir e/ou coibir ações praticadas por infratores da ordem pública, visando proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem estar, a tranquilidade social e a garantia do pleno exercício da cidadania. As cidades que possuem maior expectativa de público durante o carnaval receberão um reforço no efetivo, com policiais militares provenientes principalmente da capital.

Durante a operação a PM realizará policiamento a pé e motorizado nos locais onde houver aglomeração de pessoas durante a folia, bem como, realização de bloqueio (blitz) e abordagem em pontos das cidades (perímetro urbano e rural), com a finalidade de intensificar a presença da Polícia Militar, transmitindo à população um aumento de segurança e a redução dos índices de ocorrências.

Coronel Glauber lembrou ainda que a Operação Carnaval é uma ação de reforço ao policiamento ordinário existente, que continuará normalmente durante esse período. Lembrou também que os demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública atuarão de forma conjunta. “Todo nosso efetivo estará empregado durante as festividades de carnaval, atuando nas mais diversas frentes de serviço, para que a população tocantinense possa ter a tranquilidade de brincar o carnaval com total segurança”, garantiu o comandante geral.