Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sara Cardoso Secretário reforçou as dificuldades do Estado e o desejo que a greve chegue ao fim Secretário reforçou as dificuldades do Estado e o desejo que a greve chegue ao fim

Melhor dimensionamento dos profissionais da enfermagem, reestruturação de unidades hospitalares e pagamentos estiveram na pauta da reunião ocorrida nesta sexta-feira, 12, entre o secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, e o presidente do Sindicato de Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet), Claudean Pereira Lima.

Durante o encontro, o secretário reforçou a vontade do Governo do Estado de chegar a um entendimento para colocar fim ao movimento paredista. “A enfermagem é uma categoria muito admirada pelo Governo do Estado. Nós queremos sim oferecer melhores condições de trabalho, pagar o que for direito, mas isso tudo tem que ser feito dentro das possibilidades. Vamos dialogar mais para que possamos chegar a uma proposta que beneficie a todos, mas principalmente aqueles que necessitam dos serviços de saúde”, destacou.

Segundo o presidente Claudean, a manutenção do diálogo é o primeiro passo para que se chegue a um consenso.“Sermos recebido pelo secretário é um passo muito importante e positivo, e vejo uma grande possibilidade de chegarmos logo a um entendimento. Ele foi muito tranquilo, receptivo, mostrou um pouco das dificuldades que tem, mas falou da possibilidade de haver um entendimento, de apresentar algo para as demandas da categoria. Daqui pra frente vamos nos pautar no respeito e no entendimento para que possamos avançar”, disse o presidente.

Quem acompanhou o início da reunião foi a deputada Valderez Castelo Branco, que é presidente do Comitê Gestor da Saúde. Na ocasião, a deputada destacou que a categoria tem direito de reivindicar melhorias, mas que a situação deve ser vista com toda atenção, pelo governo e sindicato.  “O nosso secretário percorreu o Estado, viu as demandas, as dificuldades. Mas temos que ver quando é possível a gente fazer as coisas, o sindicato tem a pauta, mas também é preciso ter o financeiro. É certo que quando equilibrar as contas, e for possível, o secretário vai atender, o governador vai atender. Sabemos da importância da enfermagem para a saúde e o que queremos é o bem da população“, disse.

Na próxima semana deve ocorrer uma nova reunião com o sindicato, desta vez envolvendo as secretarias de Saúde, Fazenda e Administração. “Solicitamos uma reunião conjunta e fomos atendidos. Vamos ouvir o governo e levar para a categoria”, reforçou o presidente do Seet.