Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 Presidente do PSDB de Natividade, Artur Rodrigues

Presidente do PSDB de Natividade, Artur Rodrigues Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Presidente do PSDB de Natividade, Artur Rodrigues Presidente do PSDB de Natividade, Artur Rodrigues

A nove dias do fim do prazo, quase 30% dos eleitores de Natividade (271 km de Palmas) ainda não fizeram o recadastramento biométrico segundo o presidente do diretório municipal do PSDB na cidade, Artur Ribeiro Rodrigues. O número de faltosos preocupa o presidente. "Fomos comunicados pelo cartório eleitoral da cidade para alertar a população sobre a necessidade de se fazer o registro. Esse índice é visto com muita preocupação, pois trata-se de quase um terço dos eleitores. Além da cidade perder sua representatividade política, o cidadão que não fizer o recadastramento terá prejuízos", alerta.

Segundo o presidente, conforme dados informados pelo cartório ao partido, dos 6.666 eleitores registrados no município, 4.831 fizeram o recadastramento. "São 1.835 que ainda não fizeram, ou seja, 27,5%. E essas pessoas teriam o título cancelado", comentou.

Artur Ribeiro Rodrigues disse que ele e os demais presidentes de diretórios de outros partidos da cidade foram chamados pelo responsável pelo cartório para alertar aos moradores sobre os prejuízos com o cancelamento do título.

Entre os problemas, com o cancelamento do título de eleitor, o cidadão não pode votar. Além disso, sem quitação com a Justiça Eleitoral perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos e até se matricular em instituições públicas de ensino.