Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Associação Amigos do Bem, Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins - SINPEF-TO e parceiros realizam corrida contra do sedentarismo, as inscrições são gratuitas e serão feitas pela internet, através do endereço eletrônico www.sinpefto.com.br, até o dia 8 de março. 

A corrida acontece dia 10 de março com largada em frente à Assembleia Legislativa do Tocantins as 19 horas, as entidades se uniram para levar uma mensagem quanto aos males causados pelo sedentarismo associado aos vários fatores de risco e ainda proativamente fazer uma ação beneficente em prol de entidades que fazem trabalhos de caridade.

A organização frisa que não há custos para a inscrição, e solicita que cada participante, de forma voluntária, leve duas caixas de leite de 1 litro que serão doadas para as referidas entidades que fazem caridade. O lema é mexa-se, quem não corre pode caminhar.

O número de vagas é limitado a 200 inscrições. 

Sedentarismo

Sedentarismo é a maior causa de problemas de saúde no Brasil atinge 46% dos Brasileiros

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, organizada pelo IBGE, especialistas afirmam que os dados mais preocupantes são reflexos de um mal que é cada vez mais comum entre os brasileiros: o sedentarismo.

O que mais chama a atenção nesse estudo é o baixo índice da prática de exercícios físicos pelo brasileiro. São inúmeras as justificativas para não fazer atividade física.

Há um risco iminente para a saúde pública, uma vez que a falta de atividades físicas agrava o cenário de doenças crônicas e cardiovasculares no país. Essa realidade é alarmante.

Segundo a PNS, as doenças crônicas - associadas ao excesso de peso, ao baixo consumo de verduras e frutas e ao sedentarismo - respondem por mais de 70% das causas de morte no Brasil.

Categorias

Adultos (masculino e feminino) acima de 18 anos; troféus para o 1º, 2º, 3º lugares

Infantil (masculino e feminino ) de 7 a 10 anos,até a data da prova; troféus para o 1º lugar

Percurso: 2 voltas na praça dos girassóis(adulto e infantil)