Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira Apresentação do curso aconteceu na sede da Seduc Apresentação do curso aconteceu na sede da Seduc

Através de Termo de Cooperação Técnica do Programa de Formação Continuada de Educadores do Tocantins-Professor Coach: a arte de potencializar habilidades em sala de aula, assinado na manhã desta terça-feira, 1º, no Palácio Araguaia, entre o Governo do Estado e o embaixador de Finlândia, Markku Virri, professores do Tocantins terão a oportunidade de capacitar-se e concorrerem a bolsas de intercâmbio na Finlândia.

A proposta da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é formar 100 professores da Educação Básica, efetivos na Rede Estadual de Ensino, em nível de pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância (EaD).

O curso terá duração de 18 meses e disponibilizará duas turmas de 50 professores, cada uma, e, ao final, professores serão selecionados, via edital, para intercâmbio na Finlândia a fim de fazer imersão na educação finlandesa.  Nesse período a Embaixada da Finlândia fará a articulação com as escolas e as universidades finlandesas para proporcionar o melhor aprendizado durante o intercâmbio.

Atualmente a Finlândia lidera os melhores rankings de educação, considerada uma das melhores do mundo. Para o embaixador Markku Virri, a assinatura do Termo é só o começo de uma parceria, de longa duração entre o País e o Governo do Estado. “Os professores tocantinenses poderão levar para a Finlândia ideias interessantes na área da educação. Estamos esperando os docentes para termos experiências inesquecíveis. Sejam bem-vindos”, afirmou.

Ele agradeceu a confiança da Seduc para a parceria. “Nós da embaixada temos muita honra e orgulho de fazer parte desse capítulo. Agradeço a Seduc por acreditar em nós. Temos certeza que estamos no início de muitas coisas que estarão por vir”, disse.

De acordo com o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, a Finlândia sempre acreditou que o que deve ser formado, no processo de escolarização, é o ser humano e não a mão de obra e lembrou que a política de Educação Integral e Humanizada implica na formação do ser humano na sua multilateralidade. “O que tem sentido e o que precisa acreditar é nas potencialidades que o ser humano tem, que precisam desenvolver-se para que o território, onde esse ser humano ocupa, possa construir sentidos desejados pela sociedade. Por isso, hoje, essa parceria torna-se um momento histórico para o Tocantins”, ressaltou.

Após assinatura do Termo, no Palácio Araguaia, foi feita uma apresentação, na sede da Seduc, sobre o que será o curso. A capacitação será ofertada pela Superintendência de Tecnologia e Inovação e executada através da Gerência de Ensino a Distância. A previsão é de que o edital seja publicado no dia 7 de março.

Segundo o superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Maurício Reis, a parceria com a embaixada finlandesa abre possibilidades para outras propostas, como por exemplo, um mestrado profissionalizante.  “A realização desse projeto-piloto nos dá também a possibilidade de pensarmos em uma expansão”, finalizou.