Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Na próxima segunda-feira, 15, terá início as aulas da Rede Pública Estadual de Ensino em 530 instituições. Com o objetivo de verificar como estão as escolas, o secretário estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira e sua equipe técnica, visitaram na manhã desta quinta-feira, 11, o Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas.

Na ocasião estava sendo realizada a formação inicial dos professores. E o secretário iniciou, de forma sistemática, o modelo de educação norteador da Seduc, a Educação Integral e Humanizada. Na ocasião, o secretário explicou sobre as novas propostas da Educação. “Teremos como desafio, trabalhar o desenvolvimento do aluno, em sua integralidade e em sua plenitude”, frisou Adão Francisco.

O secretário esclareceu que a Educação Integral e Humanizada requer, além da dimensão intelectual/cognitiva, as dimensões emocional/afetiva, lúdico/artística, físico/motora, profissional/laborativa e acadêmica/científica.

Adão Francisco ressaltou a necessidade de a escola desenvolver projetos de iniciação científica com o apoio das universidades e que sejam projetos sistemáticos e, com isso, desperte a criatividade dos alunos.

A diretora Maria do Carmo Ribeiro disse que está com ótima expectativa em relação ao ano letivo de 2016. “Este ano, estamos recebendo mais alunos, cresceu a procura pela nossa escola e, com isso, estamos mais comprometidos em realizar um trabalho melhor do que o ano passado, porque acreditamos que cada ano deve ser melhor que o anterior”, disse Maria do Carmo.

A professora de História, Carmem Lúcia da Silva, disse que também está com ótimas expectativas. “O desafio de lecionar História é promover o interesse do aluno pelas leituras diversas sobre o passado, visando compreender melhor os eventos presentes”, frisou Carmem.

Andressa Mendonça da Silva, 14 anos, está ansiosa com o início das aulas. Ela está iniciando o  ensino médio e já planeja sua vida profissional. “São novos desafios e quero aproveitar as oportunidades”, contou a estudante.

Na ocasião, a equipe visitou as dependências da escola, a quadra poliesportiva e conheceu as necessidades da unidade escolar e os professores tiveram a oportunidade de apresentar seus desafios. O superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Maurício Reis, esclareceu que uma de suas preocupações é com a manutenção das escolas para que estas funcionem com qualidade.

Equipe técnica

Acompanharam o secretário, o superintendente Maurício Reis, o diretor de Obras, Giovane Assis e o diretor de Diversidade e Programas Educacionais, Felipe Carvalho.