Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Começa no sábado, 23, o período de matrículas nas 511 escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins para os alunos novatos. Na Capital Palmas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação, a matrícula será informatizada e poderá ser feita por meio do site www.seduc.to.gov.br ou pelo telefone 0800635050, das 8 às 14h e das 14 às 20h. Nas unidades de ensino das cidades do interior, a matrícula será realizada na própria escola.

De acordo com o superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual da Educação, Maurício Reis, a estimativa da Seduc é receber uma média de 180 mil alunos. “Os pais não devem ficar preocupados porque temos vagas em todas as escolas”, frisou.

A matrícula dos novatos será realizada até o dia 29. Em seguida, os pais devem comparecer à escola na qual os filhos vão estudar para efetuar a matrícula. Para isso, é necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, histórico escolar ou declaração, ficha de aproveitamento individual do aluno, comprovante do Serviço Militar (este para homens com idade entre 19 a 45 anos), CPF (este para o ensino médio), comprovante de endereço atualizado, uma foto 3x4 e cartão de vacinação em dia (este para alunos do 1º ao 5º ano).

Os pais ou responsáveis terão o período de 3 a 5 de fevereiro para efetuar a matrícula. As aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de fevereiro. A Rede Estadual ofertará ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos e há escolas em que o ensino médio será integrado a cursos técnicos.

Agilização

 “Para facilitar o processo de matrícula, a Seduc realiza o processo de transferência automática, visando atender os alunos das escolas que não oferecem a continuidade da série ou ano”, explicou Maurício Reis. De 18 a 22 de janeiro é o período destinado à renovação das matrículas para os alunos que já estão na rede.