Economia

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A Agência Estadual de Metrologia (AEM-TO) realiza, desde terça-feira, 1º de março, a Operação Especial Semana Santa e Páscoa, para verificação dos ovos de chocolate e do pescado, produtos cuja procura aumenta com a proximidade da Semana Santa. 

Os fiscais da Agência estão percorrendo estabelecimentos comerciais em Palmas e coletando ovos de páscoa e peixes embalados e congelados até o dia 11. Na semana entre os dias 14 e 25, a AEM iniciará os exames laboratoriais. 

A Agência estará verificando se os produtos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), apresentando informações precisas na embalagem, principalmente em relação ao peso. No caso do pescado, é comum encontrar uma quantidade de gelo nas embalagens, aumentando, desta forma, o peso do produto.

O coordenador de pré-medidos, Jailes Oliveira, explica que as operações de fiscalização dos produtos pré-medidos ocorrem durante todo o ano, mas são intensificadas nesta época em relação às mercadorias mais procuradas pelos consumidores. “O nosso objetivo com essa ação pontual é assegurar que o consumidor pague por um produto que apresente o peso correto”. 

Fiscalização 

O objetivo da fiscalização é garantir o direito do consumidor, evitando que o consumidor seja lesado no ato da compra com produtos sem o selo do Inmetro ou abaixo do peso informado nas embalagens. Ao perceber irregularidades em qualquer mercadoria, o consumidor pode denunciar na Ouvidoria da AEM-TO.