Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a 17ª Sessão de Julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na manhã desta segunda-feira (7/3), a presidente, desembargadora Ângela Prudente, comemorou os 224.393 eleitores que passaram pela Revisão Eleitoral obrigatória em 53 municípios, distribuídos em 12 Zonas Eleitorais. A revisão encerrou na última sexta-feira (4/3), alcançando mais de 80% do eleitorado alvo. A presidente também ressaltou o cumprimento com 103,52% da meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a biometria, sendo o segundo TRE do País a alcançar o índice.

Na oportunidade, a desembargadora Ângela Prudente parabenizou os juízes eleitorais e servidores pelo engajamento, dedicação e comprometimento na realização dos trabalhos. “Todos os envolvidos se dedicaram com afinco para garantirmos o acesso dos cidadãos a essa obrigação eleitoral. Também agradeço os membros da Corte pelo apoio e colaboração. Hoje somos mais de 655 mil eleitores tocantinenses com cadastramento biométrico”, afirmou. 

A magistrada ainda registrou um agradecimento especial aos veículos de comunicação que foram parceiros na divulgação das informações inerentes à Revisão Eleitoral e Recadastramento Biométrico. “Registro um agradecimento especial à imprensa e aos meios de comunicação do nosso Estado, que por meio de parceria com este Tribunal, divulgaram nossas ações relativas à revisão eleitoral, de forma ampla aos eleitores, sem qualquer ônus para o TRE-TO, levando as informações e prestando um serviço de utilidade pública a nossos cidadãos. Sem dúvida o papel da comunicação, foi um fator preponderante para o sucesso dos resultados. Agradeço ao Grupo Jaime Câmara (TV Anhanguera da Rede Globo, CBN e Jornal do Tocantins), a Rede Sat, TV Jovem Palmas (Record), TV Capital do SBT, TV Assembleia, rádios AM e FM, 96FM, rádios comunitárias, sites, redes socais e demais jornais impressos”.

Para atingir os eleitores, além das estratégias de comunicação, inúmeras ações foram desenvolvidas, como as audiências públicas realizadas pela presidente do TRE-TO, que percorreu as 12 ZEs se reunindo com os juízes, chefes de cartórios, servidores, prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores, lideranças religiosas, líderes de partido e promotores eleitorais para definir as estratégias e intensificar o atendimento aos eleitores e os atendimentos itinerantes, facilitando o acesso do eleitor.

“Para facilitar o atendimento ao eleitor o TRE/TO montou postos itinerantes em todos os 53 municípios e locais de difícil acesso, dentre eles, três aldeias na Ilha do Bananal para atender aos indígenas de etnia Karajá, comunidades quilombolas e assentamentos nos município de Santa Rita e Lizarda”, explicou o secretário de tecnologia da informação, Jader Gonçalves.

Nas eleições de 2016 será a primeira vez que o Tocantins realizará votação biométrica com os eleitores indígenas da etnia Xerente, no município de Tocantínia, pertencente a 5ª ZE de Miracema, e a etnia Karajás nas aldeias da Ilha do Bananal correspondente 13ª ZE de Cristalândia.

O TRE/TO ressalta que o número de títulos que serão cancelados ainda está sendo contabilizado pelas zonas eleitorais, a relação será ainda homologada pelo juiz eleitoral de cada unidade.

Números da Revisão Eleitoral

Total de Eleitores Revisados: 224.393

Percentual de Revisados: 81,57%

Alistamentos (títulos novos): 16.523

Transferências: 24.579

Total de atendimentos: 265.495

ZEs

Zonas Eleitorais que passaram por revisão e recadastramento biométrico: Porto Nacional (3ªZE), Colinas do Tocantins (4ªZE), Miracema do Tocantins (5ªZE), Guaraí (6ªZE), Cristalândia (13ªZE), Taguatinga (17ªZE), Paranã (18ªZE), Natividade (19ªZE), Arraias (22ªZE), Dianópolis (28ªZE), Miranorte (28ªZE) e Novo Acordo (35ªZE)