Meio Ambiente

A 7ª Semana da Água acontece em Palmas, nos dias 21 e 22 de março, com várias ações voltadas para envolver a sociedade e despertar a consciência ambiental. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). "Segurança Hídrica" é o tema deste ano. 

A programação terá início na segunda-feira, 21, com visitação dos alunos da rede estadual e municipal ao barco do projeto Nego D'água. Na ocasião, as crianças e adolescentes poderão conhecer como é realizada a demonstração da qualidade da água para a balneabilidade da Praia da Graciosa.

Na programação final, marcada para o dia 22, a partir das 8 horas, está prevista a assinatura da Ordem de Serviço do projeto Barraginhas, que atende 18 municípios da região sudeste do Tocantins, além do convênio do Plano de Trabalho do Termo de Parceria com o Instituto Ecológico para a estruturação dos quatros Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) do Estado. Participam da solenidade o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, a secretária da Semarh, Meire Carreira, o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, o secretário da Saúde, Marcos Musafir, o presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e demais autoridades.

Palestras também serão realizadas no dia 22, às 9 horas, com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao tema da Semana da Água. Na palestra realizada pelo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul e prefeito do município de Pinheiral (RJ), José Arimathea, o principal assunto abordado será “Segurança Hídrica”.

Logo em seguida, às 9h40, o professor e doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Felipe Marques, fala sobre o Plano das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago da UHE. À tarde, a partir das 14h30, ocorrem atividades teóricas a práticas, além da palestra promovida pela ONG Ecoterra, na sede da instituição.

Para a secretária da Semarh, Meire Carreira, a Semana da Água é momento importante e um espaço para a realização de ações de mobilização social visando a reflexão sobre a importância da água como recurso natural e essencial para a vida. "Na programação deste ano abordamos temas atuais e que mostram lições aprendidas com a crise hídrica nas bacias do nordeste e do sudeste. Também vamos abordar os avanços da gestão de recursos hídricos no Tocantins", explica a secretária.

Outro ponto relevante apontado pela gestora será a apresentação do diagnóstico e prognóstico da Bacia do Entorno do Lago de Palmas. "O documento faz parte da construção do Plano de Uso do Lago, que é uma necessidade urgente e que vai contribuir para a sua preservação e uso racional", explicou Meire Carreira. 

Parceiros

A Semana da Água é uma realização da Semarh com apoio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Odebrecht Ambiental/Saneatins. O evento conta ainda com instituições parceiras como: Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, Defesa Civil, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins), Celtins, Investco, Associação Água Doce, Ong Ecoterra - Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida, Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia) e Comitê de Bacia do Entorno do Lago.

Programação completa

Data: 21/03/2016 - Barco Nego D´água

Manhã: Evento no Barco Nego D´água.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos

8h às 11h30min

Promoção: SEMARH/SEDUC

Demostração da qualidade da água para a balneabilidade da praia da graciosa e o Standup - SEMARH/ FMA

Tarde: Evento no Barco Nego D´água.

14h às 17h30min

Escola Municipal Mestre Pacífico

Escola Municipal Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem

Promoção:Semarh/Semed

Demostração da qualidade da água para a balneabilidade da praia da graciosa e o Standup - SEMARH/ FMA

Data: 22/03/2016 - Seminário de Solenidade de Abertura Oficial

08h às 8h30min: Credenciamento

8h00min ás 9h00min - Atração Musical: Youssef Carvalho - Seduc

08h30min às 9h: Governador, Secretária da SEMARH, Secretário da Educação, Secretário da Saúde, Presidente do Naturatins, Prefeito de Palmas, Reitor da UFT, Representante dos CBHs, Representante da Sociedade Civil.

9h30min às 9h50min

Assinatura da Ordem de Serviço do Projeto Barraginha para 18 municípios da região sudeste do Estado

Assinatura do Plano de Trabalho do Termo de Parceria com o Instituto Ecológica para estruturação dos quatro CBHs do estado.

9h às 9h40min

Palestra de abertura: Segurança Hídrica

Tema: A importância do Poder Publico Municipal para o Fortalecimento dos comitês de Bacias Hidrograficas

Palestrante: José Arimathea - Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul e Prefeito do município de Pinheiral - RJ

Local: Auditório do Palácio Araguaia

Promoção: SEMARH

09h40min às 10h20min

Palestra: Plano das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago da UHE - Luis Eduardo Magalhães

Palestrante: professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins, Felipe Marques

Local: Auditório do Palácio Araguaia

Promoção: SEMARH

Data: 22/03/2016 - Atividades Teórica e Prática

14h30min - Tratamento Ecológico da Água Cinza (Ciclo de Bananeira)

15h30min - Tratamento Ecológico da Água Negra - (Bacia Evopotranspiração)

Palestrantes: Geografo e Permacultor Fernando e apoiadores da Ecoterra

Local: Casa do Sol, Sede da Ecoterra (210 Sul, Al 15, HM19, Lt4A) próximo da IFTO.

Por: Redação

Tags: Meire Carreira, Semana da Água