Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Espaço de discussão e deliberação de assuntos relacionados ao turismo no Brasil, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) realizou nesta quarta-feira, 30, reunião com gestores do setor durante a WTM Latin América, evento internacional que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. A reunião do Fórum pautou desde a definição de um novo presidente para a entidade até a discussão de trabalhos, projetos e programas relativos ao turismo.

No início do encontro, os membros do conselho conduziram o então vice-presidente da entidade, Nilo Sérgio Félix, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, ao cargo de presidente, substituindo Jaime Recena, do Distrito Federal. Nilo Sérgio explicou a importância da participação dos estados nos encontros da entidade, no sentido de fortalecer o turismo no país. 

Durante a reunião, representantes de todos os estados presentes explicitaram suas principais demandas. Entre os pontos elencados estão a necessidade de reconhecimento, pelos governos federal e estaduais, da importância do turismo para o desenvolvimento da economia, de forma que este segmento passe a ser visto, efetivamente, como um ferramenta de geração de empregos e renda, com destaque para a necessidade de continuidade dos projetos e ações propostas para o setor.

Representando o Tocantins, o superintende de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, defendeu que uma das ações prioritárias da gestão do Fórum deve ser buscar a integração aérea da região Norte do Brasil, lembrando que hoje, a grande maioria dos voos para os estados desta região precisam, necessariamente, passar por Brasília, e só depois seguir para os destinos de interesse dos viajantes. "Se não houver uma política forte para resolver esse gargalo, não será possível atingir avanços significativos do turismo na região Norte", frisou. 

James Possapp também aproveitou a ocasião para defender o empenho do Fornatur em prol do retorno das verbas descentralizadas de promoção turística, assim como da destinação de recursos para o Cadastur - o cadastro de agentes do turismo do governo federal - levando em consideração que se trata de uma ferramenta imprescindível para o acompanhamento da qualidade dos serviços turísticos ofertados no Estado.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foi criado em 2000 e se reúne regularmente para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, expressando o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo. Atua, junto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo. O presidente do Fórum tem assento no Conselho Nacional do Turismo.