Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será comemorado neste sábado, 2 de abril. A celebração foi instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a sociedade e os governantes a conhecer, se informar e eliminar preconceitos sobre esse transtorno de desenvolvimento que afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo. A cor que simboliza o autismo é o azul.

Em parceria com o Sesc, a Associação Anjo Azul vai proporcionar uma manhã especial a mais de 80 crianças autistas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas e Paraíso e seus familiares. É o Cine Azul. Eles vão assistir, gratuitamente, a animação brasileira “O menino e o mundo”, no CineSesc Palmas. São duas sessões: 9h e 10h30. O filme foi indicado ao Oscar de melhor animação neste ano, e acabou terminando em segundo lugar, atrás de Divertida Mente.

E como é uma sessão especial, voltada aos autistas, haverá algumas adaptações para permitir uma melhor experiência a eles. O cinema não estará totalmente escuro, o volume será diminuído e elas estão livres para levantar-se e se movimentar quando quiserem. “Muitas dessas crianças nunca estiveram em um cinema e será um momento único para elas, uma terapia de concentração e convivência. Queremos, com isso, a inclusão do autista em todos os ambientes”, explicou a presidente da associação, Rosa Ambrósio de Carvalho. Mesmo com algumas diferenças, o CineSesc estará aberto a receber toda a comunidade disposta a assistir a animação. A entrada é gratuita.

Anjo Azul

A Anjo Azul existe há três anos na capital e tem como finalidade difundir o conhecimento sobre o autismo, acolher as famílias e garantir os direitos de quem possui autismo. A associação é mantida por doações e atende hoje 86 famílias, realizando oficinas com os pais, palestras educativas e acompanhamento escolar.

“Há tempos vínhamos pensando em uma parceria com o Sesc, inclusive na área musical, pois os autistas se interessam muito por música. Quando tivemos a ideia do cinema, logo pensamos no Sesc. Meu filho estuda na escola da instituição desde os dois anos de idade e sempre encontramos muito abertura para conversar”, contou a presidente, que pretende iniciar a construção de uma sede própria em 2016, aprimorando ainda mais os atendimentos.