Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As cooperativas do Tocantins já estão se mobilizando para participar do Dia de Cooperar 2016, programa de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil. A cooperativa, individualmente ou em parceria com outra(s) cooperativa(s), deverá preencher, obrigatoriamente, a inscrição online no site diac.brasilcooperativo.coop.br, até o dia 25 de maio de 2016.

Na tarde desta última sexta-feira, 8 de abril, na sede Sistema Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO), em Palmas, ocorreu o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C). Além de parceiros como o Sebrae, participaram representantes de varias cooperativas tocantinenses, que conheceram detalhes sobre a campanha deste ano.

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destacou que o princípio cooperativista que fala do interesse pela comunidade se perpetua com a realização do Dia C. Para ele, o programa leva carinho para pessoas que muitas vezes não tem nenhum tipo de atenção, como crianças carentes, idosos e pessoas excepcionais. Khouri ainda fez um chamamento às cooperativas tocantinenses: “Esperamos a participação do maior número possível de cooperativas do Tocantins. O Dia C traz um retorno social muito gratificante, pois contribuímos com a comunidade ao nosso redor”, enfatizou.

A analista de Promoção Social do Sescoop, Patrícia Resende, representou o Sistema OCB no evento e elogiou a participação de Tocantins no programa desde 2013, quando foi lançado o projeto-piloto para todo o país. Ela ressaltou o envolvimento das cooperativas tocantinenses para o êxito das ações desenvolvidas desde então. ‘‘O Tocantins é um caso de sucesso, os projetos desenvolvidos aqui são exemplos para o Brasil. As cooperativas são os protagonistas do Dia C, impulsionadas pelo Sistema OCB/TO’’, afirmou a analista.

Já a superintendente do Sistema OCB-Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, acredita no comprometimento e engajamento de todas as cooperativas, com participação efetiva dos colaboradores, cooperados e dirigentes no Dia C. Para ela, o envolvimento das cooperativas e voluntários tem ajudado a mudar a realidade de muitas cidades.

Desde 2013, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi desenvolvem ações do Dia C em Pedro Afonso e cidades vizinhas. Em três anos já ajudaram a construir praças ecológicas, realizaram o plantio de mudas, distribuíram brinquedos para crianças e apoiaram na construção do galpão multiuso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

Conforme a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Silvana Ramos, na edição de 2016 a ideia é atender o Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho – mais conhecido como Portelinha. Com apoio de vários voluntários das cooperativas e instituições parceiras serão realizadas ações ambientais e recreativas.

‘‘As cooperativas de Pedro Afonso estão mobilizadas com o intuito de atender o maior número possível de pessoas. Para nós é muito importante ver o sorriso nos rostos dos beneficiados”, afirmou  Silvana Ramos.

Números

Em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo País. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praças ecológicas, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAEs.

Confira todas as informações na página do Dia C: diac.brasilcooperativo.coop.br

Assembleia Geral 

Ainda na sexta-feira, 8, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO para apresentar a prestação de contas e ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense realizadas em 2015, e o plano de ações para 2016. As contas foram aprovadas sem ressalvas.

O evento ainda contou com lançamento do 4º Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordou o tema “Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário".  O especialista explanou sobre os rumos da economia e como as organizações devem se comportar.