Esporte

Foto: Divulgação

O piloto tocantinense João Vieira, de 18 anos, iniciou neste sábado, 9, uma nova fase em sua carreira internacional, que pode ser classificada como a mais importante desde que se mudou para a Itália em 2014.

Multicampeão no kartismo brasileiro, João deixou a casa da família em Palmas/TO para enfrentar o objetivo de ser piloto profissional. Agora, pronto para iniciar a temporada 2016 do F4 Italian Championship Powered by Abarth, o jovem competidor sabe das dificuldades que é correr sem patrocínio e apoiado no sacrifício da família, que não vê desde novembro passado, uma vez que não pôde vir ao Brasil nos feriados natalinos por motivo de economia.

O piloto da Antonelli Motorsport terá nesse fim de semana três corridas, uma vez que todas as sete etapas do campeonato são em formato de rodada tripla, o que confere aos seus inscritos a possibilidade de disputar, ao longo do calendário, nada menos do que 21 corridas.

Nessa primeira etapa em Misano, João dominou os treinos livres de sexta-feira no cômputo de três práticas, assinalando o tempo mais rápido dentre todos os 41 pilotos inscritos. Já no Qualifying, o grid cheio exigiu a divisão em dois grupos, cabendo ao brasileiro classificar num momento em que a chuva esteve mais intensa, de modo que largará em 7º.

“Com um grid grande como esse, a gente precisa fazer o possível para evitar os acidentes de largada e quanto mais na frente, melhor, pois normalmente as confusões acontecem do meio para o fim. Mais do que nunca eu preciso mostrar resultados para continuar minha carreira, mesmo não tendo os recursos necessários, então, tenho de correr mais com a cabeça e é isso que pretendo fazer o ano todo”, disse João Vieira, que está partindo para a terceira temporada na categoria italiana, cujas provas acontecem no sábado e domingo.