Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Donizeti Nogueira (PT) intermediou uma reunião, na manhã desta última segunda-feira, 11, entre os assentados do PA São João e o superintendente regional do Incra/TO, Edvaldo Soares, onde foi solicitado pelos assentados o andamento das demandas referente a titulação dos assentados da comunidade. Também esteve presente o deputado estadual, Cleiton Cardoso (PSL).

Representantes dos assentados tiveram a oportunidade de falar sobre a luta do dia-a-dia da comunidade e em todas as falas, destacou-se a insegurança que vivem por falta da regularização. “Eu falo de uma ansiedade de ser filho daquela região e ter visto o assentamento nascer. Nossas famílias estão a mais de 40 anos no local e ainda não obtivemos o título definitivo de proprietários”, lamentou.

Além da titulação também foi levado para as autoridades temas como o funcionamento do poço artesiano, ampliação e manutenção do Colégio Marcos Freire e do posto de saúde da comunidade, asfaltamento do setor Maria Rosa até o Colégio Marcos Freire, situado dentro do PA São João, entre outras.

“Sabemos das dificuldades da comunidade, estamos acompanhando a luta do assentamento e estamos compromissados a resolver esse problema que já passa por gerações”, disse o superintendente do Incra, Edvaldo Soares.

O senador contou que já conversou com ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário e hoje o Governo Federal tem como prioridade resolver a titulação dos assentados e assentar quem está acampado. “Na semana que vem eu me encarrego de falar novamente com o ministro sobre a titulação, peço um prazo para o ministro se posicionar”, disse o parlamentar, explicando que essa semana estará envolvido a favor da presidenta Dilma Rousseff. “Precisamos combater o golpe, podemos até perder na comissão, mas no plenário da Câmara reunimos forças para impedir o golpe contra a Presidenta e a democracia”.

Sobre a parte que se refere a prefeitura, o senador agendará uma reunião entre comunidade e prefeitura municipal. “Vou marcar uma audiência na prefeitura, com a secretária de saúde e da educação para discutir essas demandas e no que precisar estarei aqui para ajudá-los”, finalizou.