Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Íris Silva

Para mostrar parte da cultura da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, a Companhia Tradicional da Barra composta por lideres da comunidade estão participando ativamente da I Mostra de Extensão Balaio dos Saberes, que iniciou nesta segunda-feira, 18, e finaliza terça, 19 de abril, no novo Campus da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), denominado Campus Gracioso, inaugurado hoje em Palmas.

Na tarde de terça-feira, 19, o público do evento terá a oportunidade de participar da oficina de maculelê ministrada pelo professor Jaciney e Elais Rodrigues, assistirem ao documentário Félix o Herói da Barra e as intervenções relacionadas ao documentário com a líder comunitária Isabel Rodrigues e a pedagoga Salviana Rodriugues.

As pessoas que forem até o local terão ainda a oportunidade de conhecerem e adquirirem produtos do quilombo, os quais estão sendo comercializado, dentre os produtos estão artesanato, farinha, pimenta, baru, mel, boneca de pano, doce, balaios e viola de material de buriti.

Para os representantes da comunidade esta é uma oportunidade de mostrarem um pouco da cultura do local destacando histórias, dança, gastronomia quilombola, e assim falar da preservação da cultura local e a importância do quilombo para a sociedade.

Nesta segunda, além de participarem da inauguração do Campus Gracioso, os representantes do quilombo visitaram o museu da Unitins, montado no local para a inauguração, o estande da própria comunidade, onde os produtos estão expostos e nesta tarde participam de oficinas variadas.

I Mostra de Extensão

Segundo a reitora da Unitins, Elizângela Cardoso, a mostra contempla atividades acadêmicas, palestras, exposições, oficinas e atividades de arte e cultura, envolvendo alunos de todos os Campus da universidade, a população em geral e os artista da terra. “Será um espaço de mistura de saberes, onde se integram o saber acadêmico e o saber popular, visando a produção de conhecimento com permanente interação entre teoria e prática”.