Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Washington Luiz

A comunidade acadêmica da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) inicia uma nova fase no ensino de graduação. Trata-se do novo Câmpus da Universidade, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 18, pelo governador Marcelo Miranda e a reitora Elizângela Glória Cardoso, na capital do estado: o Câmpus Graciosa. A entrega do novo prédio foi acompanhada por universitários e várias autoridades.

Para o governador, a Unitins tem uma responsabilidade maior, que é a de transformar pessoas em cidadãos livres, capazes de pensar, de experimentar, de mudar o que tem que ser mudado. “Livres para escolher, para inventar e reinventar um Tocantins melhor pra todos”, destacou Marcelo Miranda ao acrescentar. “Nessa busca pelo melhor, a Unitins é um dos caminhos que preserva os passos do nosso passado, que fortalece o nosso presente e, principalmente, que nos prepara para um futuro promissor.”

Segundo Marcelo Miranda, a entrega do novo prédio da Unitins é parte do compromisso deste Governo, não somente com o ensino superior, mas com o ensino de todo Estado. “Temos governado com responsabilidade. Obedecendo a legalidade que cada ato requer. É incontestável a importância do ensino superior na formação de um cidadão. A promoção do ensino, da pesquisa e da extensão reflete diretamente no desenvolvimento ordenado de uma cidade, de um estado, de uma nação”, pontuou.

A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, lembrou que a instituição é um patrimônio da sociedade tocantinense. “A Unitins é do povo tocantinense. É, sobretudo, uma conquista de todos”, destacou.

Na oportunidade, o governador autorizou que a Secretaria de Infraestrutura faça um estudo para pavimentação asfáltica do estacionamento do Câmpus.

Comemoração

Para quem é acadêmico da Universidade, ter uma estrutura de qualidade reflete automaticamente no ensino, como destacou o estudante do curso de Serviço Social, Cleiton Lucas. “O câmpus Palmas concretiza o ensejo de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. São futuros profissionais que irão poder contribuir para a melhoria do estado. Nosso muito obrigado”, declarou o acadêmico.

Investimento

No total, foram investidos na obra R$ 11,7 milhões. Com a inauguração do novo prédio, a Unitins economizará R$ 34 mil por mês com custos de aluguel.

O Câmpus Graciosa possui uma área total de 9.426 m². A obra é formada por um conjunto de três prédios de dois pavimentos, totalizando 48 salas de aula, uma capacidade para dois mil acadêmicos terem aulas presenciais simultâneas. Esse número, representando apenas um turno de aula em Palmas, é maior que todo o corpo discente no Estado, pois atualmente a Unitins conta com 1.770 alunos presenciais.

Além das salas de aulas, o Câmpus Graciosa conta com um auditório, uma biblioteca com milhares de títulos novos (foram comprados nove mil livros para os quatro Câmpus da Unitins) e sete laboratórios para as áreas de informática, agronomia, anatomia, química, fisiologia e física. Os novos investimentos ainda vão permitir que a Unitins possa aumentar a sua nota no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). A ferramenta é usada pelo MEC para avaliar as instituições de ensino superior no País.

Estágio

Durante o evento, a Unitins e o Itertins assinaram um Termo de Convênio para estágio supervisionado. Com a parceria, acadêmicos da Universidade passarão a estagiar no Instituto de Terras do Tocantins, como parte da grade curricular da Universidade.

Balaio dos Saberes

Nos próximos dias, quem passar pelo Câmpus Graciosa, ainda terá a oportunidade de apreciar a 1ª Mostra de Extensão Balaio dos Saberes. O evento é composto por espaços que combinam os conhecimentos produzidos pela universidade e pela comunidade. Na programação, também constam apresentações artísticas e palestra com o presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, Fernando Arthur de Freitas Neves. A mostra será realizada nos dias 18 e 19 de abril, com atividades em todos os turnos.

Presentes

A solenidade de inauguração do Câmpus Graciosa contou com a presença da vice-governadora Cláudia Lelis, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso; o procurador geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira, reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio Silveira; os deputados estaduais Ricardo Ayres e Valdemar Júnior; além de secretários de estado, autoridades municipais e acadêmicos da instituição.