Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Para homenagear os povos nativos e toda sua riqueza cultural, a Controladoria Geral do Estado (CGE) prepara para esta terça-feira, 19 de abril - Dia do Índio, a exposição fotográfica “Povos Indígenas”.

O acervo é do fotógrafo Elias Oliveira, e compõe 21 registros das cores e traços culturais dos povos indígenas que participaram dos Jogos Mundiais Indígenas, realizado no mês de outubro em Palmas.

Natural de Barra do Corda, Maranhão, Elias começou a fotografar profissionalmente em 2013, atuando em agências de publicidade, e jornais periódicos, mas atualmente trabalha como repórter fotográfico da Secretaria da Educação, Juventude e Esporte.

O secretário-chefe da CGE, Luiz Antonio da Rocha, apoia a iniciativa e vê como uma demonstração de respeito e valorização à diversidade e, principalmente, por reconhecer a contribuição cultural dos povos indígenas para o Estado.

Projeto de Talentos

Este Projeto de Talentos é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação em parceria com o departamento de Administração da pasta, que tem por finalidade estimular os servidores públicos e colaboradores em geral a divulgarem seus trabalhos artísticos, seja por fotografias, pinturas ou artesanatos.

Com espaço reservado para quem tem talento, esse projeto já está na quinta mostra. As primeiras foram exibidas no ano passado com a exposição “Retratos do Tocantins”, do fotógrafo Gustavo Sá; e “Quilombos Emigrantes”, registros de Emerson Silva. Neste ano já foram destaque o projeto “A Natureza que nos Une”, da arquiteta e servidora do Naturatins, Verônica Amaral, junto com o amigo Ulisses de Souza; e “Memórias Fotográficas das Ruas de Porto Nacional”, registros sob os olhares dos alunos do Centro de Ensino Médio Felix Camoa.

 A exposição está no hall de entrada da CGE, e poderá ser apreciada até o dia 16 de maio.

Dia do índio 

A data foi criada em 1943, pelo presidente da República, Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei nº 5.540. As primeiras discussões sobre o tema ocorreram em 1940, no México, data em que foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.  Porém a data é celebrada apenas nos países do continente americano. No restante do mundo, os povos indígenas são homenageados no dia 9 de agosto desde o ano de 1995, por decisão colegiada das Organizações das Nações Unidas (ONU).