Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) anuncia que, a partir dessa quarta-feira, 20, está aberta a janela para plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais tocantinenses, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia e Dueré. O prazo segue até o dia 15 de junho.

O plantio de soja é autorizado pela Agência neste período, porém, só pode ser utilizado para fins de produção de sementes. “O Tocantins possui uma excepcionalidade nesta região que permite a produção de sementes na entressafra, por isso, o governo do Estado, apoia e acompanha por meio da Adapec o plantio nas várzeas tropicais,” disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, disse que os produtores deverão informar à Agência o plantio na condição de excepcionalidade. “O cadastro da lavoura é obrigatório e o produtor deve fazê-lo nos escritórios do órgão no Estado, devendo primeiro realizar o dowload dos documentos no site da Adapec, preenchê-los e depois entregá-los”, disse Marley Camilo, acrescentando que o plantio de soja nas demais regiões do Estado continua proibido, conforme prevê a legislação.

Para garantir a segurança sanitária e o controle de pragas, a Adapec monitora toda a área plantada nas várzeas tropicais desde a semeadura até a colheita.

Em 2015, foi plantada na entressafra uma área de 57.552 hectares de soja-semente nas várzeas tropicais, com produção de 159.649 toneladas (t), obtendo uma produtividade média de 2.774 kg/ha.