Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A pesquisa vai abranger 14 municípios à beira do Rio Araguaia

A pesquisa vai abranger 14 municípios à beira do Rio Araguaia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A pesquisa vai abranger 14 municípios à beira do Rio Araguaia A pesquisa vai abranger 14 municípios à beira do Rio Araguaia

Com o objetivo de conhecer as tecnologias de petrechos de captura; embarcações; forma de pesca e conservação de pescado a bordo ao sistema pesqueiro continental do Rio Araguaia, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros realizam, nesta semana, 25 a 29, um diagnóstico para levantar informações sobre a pesca artesanal.

Nesta etapa, a equipe de técnicos estará nas colônias de pescadores Z-21, em Esperantina, e Z-01, em Araguatins, ambos os municípios na região do Bico do Papagaio.  O levantamento será realizado em três etapas: Plano de Gestão; Diagnóstico Participativo e Adaptação Tecnológica. A pesquisa vai abranger 14 municípios à beira do Rio Araguaia. A previsão é que seja finalizada em 2018.

A pesquisa é fruto de um convênio destinado ao projeto “Conhecimento e Adaptação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Rio Araguaia”. Na pesquisa participam a Seagro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Segundo o gerente de pesca da Seagro, Thiago Fontolan Tardivo, o diagnóstico servirá de suporte para ações de politicas públicas do Governo do Estado. “Na pesquisa estaremos conhecendo melhor essa atividade pesqueira no Estado, além de buscar as condições para fomentar a atividade”, argumentou.