Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Aprovados no concurso da Defesa Social estão acampados em frente a Secretaria Estadual da Defesa Social e pretendem ficar por lá até o próximo dia 29. O objetivo é obter uma resposta do poder público quanto a segunda etapa do certame que está parado desde julho do ano passado. De acordo com o presidente do Comitê dos Aprovados, Abraão Rezende Valença, que é de Aracaju/ Sergipe, cerca de 50 pessoas já encontram-se no local.

Segundo Abraão Valença, está sendo montada estrutura para acampamento. "Nosso principal intuito é que o governo, já que não deu celeridade ao procedimento licitatório, que faça a dispensa de licitação", disse. Segundo Abraão, é almejado o curso de formação, nomeação e posse dos aprovados.

Em reunião no dia 19 de fevereiro entre Governo do Estado e representantes dos candidatos aprovados na primeira fase e do cadastro de reserva do concurso, a secretária, Gleidy Braga e o secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, chegaram a afirmar que havia sido autorizado o início dos procedimentos administrativos para a contratação de serviço especializado para realizar a segunda fase do certame. Os passos seguintes para realização da segunda etapa do concurso é o envio do Termo de Referência para a Comissão de Licitação da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), para elaborar o edital e processo licitatório de concorrência, seguindo os prazos legais, para contratação de serviço especializado em desenvolver o curso de formação.

A Defensoria Pública chegou a recomendar 15 dias para publicação de cronograma de retomada do concurso. A responsável pelo certame é a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

Entenda 

Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram para o concurso público da Secretaria de Defesa Social, e foi colocado em disputa o preenchimento de aproximadamente 1.250 vagas. Porém, os aprovados estão se sentindo “frustrados”, pois desde a aplicação da prova, em dezembro de 2014, diversos problemas têm ocorrido no certame.

Os candidatos aprovados já realizaram outras manifestações em prol do andamento do concurso.