Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Filho

O primeiro seminário para revisão do Plano Diretor de Araguaína aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro de Educação Infantil (CEI) Edília Moraes Soares no Bairro Araguaína Sul II. Promovido pela Prefeitura, o seminário discutiu a região norte da cidade e continuará acontecendo das 8 às 12 horas, nos próximos dias 26 a 28 de abril, correspondendo às regiões sul, leste e oeste, nos bairros Nova Araguaína, Alto Bonito e Setor Couto.

A população pode participar, comparecendo as próximas reuniões e contribuindo com sugestões para revisão do Plano Diretor através do site da prefeitura, pelo link: http://twixar.me/X77

Primeiro seminário

Um dos objetivos dos seminários funcionarem como audiência públicas é discutir a construção da cidade de forma democrática com a população. Código ambiental, zonas urbanas, sistema viário e rodoviário, solo da cidade e postura e edificações são alguns dos pontos que entram dentro das discussões do plano de desenvolvimento da cidade, além de muitos outros que também contribuem para enriquecer o plano.

A representante da Techun Consultoria, Izabel Borges, apresentou em slides para a plateia retratos de Araguaína e como é fundamental conhecer a história da cidade e ter um contato maior com sua realidade, para desenvolver o melhor destino.

“Nossas discussões durante a semana é como se estivéssemos fazendo exames para melhorar nossa saúde, a gente precisa saber como estamos pra buscarmos soluções e chegarmos a resultados melhores. Por dez anos também precisaremos ter esse contato e interesse”, ressalta.  

A pedagoga e coordenadora financeira da CEI Edília Moraes Soares, Zulmira Bezerra, estava na plateia da audiência pública e comentou o quanto é positivo garantir um projeto que funcione mesmo após a gestão. “Em cima dessa reunião, tenho oportunidade de opinar como eu quero a cidade, e conhecê-la melhor também, né? Também posso compartilhar aos vizinhos e amigos as melhorias que trarão benefícios”, afirmou. 

Lei

Após o dia 28, depois de discutido por todas as entidades e moradores interessados que participarem dos seminários, com suas sugestões; o projeto será levado para a Câmara Municipal dos Vereadores. Dessa forma, transforma-se em lei, através do voto dos vereadores, a obrigação da revisão do plano diretor ser acompanhado e acontecer com resultado eficaz. 

O secretário do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Frederico Prado, comentou sobre o valor do evento para o futuro de Araguaína e em como a participação das entidades e população reforça a democracia e une gestão e população na contribuição para avanços da cidade. “Acredito que esse evento é um dos mais importantes que já foram desenvolvidos até aqui por Araguaína, pois queremos planejar e construir o melhor que a cidade ainda pode oferecer. Vamos permitir uma Araguaína melhor para nossos moradores, é um futuro planejado”, disse Prado.

Próximas audiências

Nesta próxima terça-feira, dia 26, a audiência será na região sul e ocorrerá na Escola Manoel Barros Lira, no Setor Nova Araguaína.

Na quarta, dia 27, acontece no Centro Educacional Infantil (CEI) Santa Clara, no Setor Alto Bonito, região leste. E na quinta, dia 28, acontece a última audiência pública na oeste da cidade, na Escola Municipal João de Souza Lima, na Rua Zeca Barros, no Setor Couto.