Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Moradores no Assentamento São Judas, no município de Santa Rita do Tocantins, estudantes precisam caminhar cerca de 5 km até chegarem ao ponto de transporte escolar. Por causa da falta de estrada ou por conter áreas alagadas pelo caminho, o transporte escolar não consegue chegar próximo a eles. Segundo moradores no assentamento, o prefeito de Santa Rita, Artur Caires Maia, prometeu solução para o problema, mas até o momento nada foi feito no intuito de melhorar a ida dos estudantes para a escola. 

Segundo Aderivan Rodrigues Barbosa, pai de dois dos estudantes, em alguns lugares chega a ter "sangria de mais ou menos 50 metros cada. Tem lugar que dá no pescoço (a água)", disse. 

Os alunos acordam às 4 horas da manhã e precisam chegar às 7h30 na escola. Quando chegam em casa, já é por volta das 13h30. Aderivan disse que o prefeito esteve no assentamento no tempo da política e nunca mais apareceu. "Veio umas duas vezes disse que ia fazer e até hoje. No tempo da política, ele era candidato", informou. 

Woltary Barbosa acompanha a rotina dos estudantes e gravou vídeos mostrando a luta diária dos alunos. De acordo com ele, a situação é triste. "Descaso! Total abandono do atual prefeito com os estudantes que estudam em Santa Rita", disse.

Prefeitura

O Conexão Tocantins contatou a Prefeitura de Santa Rita para saber se há projetos para o assentamento e que medidas pretende tomar no intuito de sanar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e o prefeito Artur Caires Maia, informou que o relato trata-se de controvérsia política para prejudicar sua gestão e que entrará com queixa-crime. O gestor informou que a Prefeitura está construindo uma escola com capacidade para 400 estudantes dentro do Projeto de Assentamento São Judas que vai beneficiar 150 famílias do PA. Ainda segundo o prefeito, 90 famílias do PA Lagos Verdes serão favorecidas pela escola. O prefeito entretanto, não informou o prazo para a conclusão das obras que, segundo ele, estão sendo feitas com recursos federais de mais de R$ 1 milhão.  

O gestor informou que a nova escola terá seis salas de aula e disse que o vídeo feito que mostra os estudantes passando por dentro de alagados é sensacionalista. Segundo o prefeito, a rota dos estudantes para chegar ao ponto do eixo do transporte escolar deveria ser outra. Ele informou ainda, que foi construída uma ponte para que os alunos não fossem mais pelo caminho alagado.

O Projeto de Assentamento Santa Rita está a 160 km do município, segundo o prefeito. 

Confira abaixo os vídeos dos alunos atravessando alagados para chegar ao ponto de transporte escolar. (Matéria atualizada às 14h44min)