Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Movimento Mulher Progressista no Estado do Tocantins, atualmente coordenado pela deputada estadual, Valderez Castelo Branco, realizou na sexta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, um encontro para debater assuntos de interesse do partido. Na ocasião, a representante do PP Mulher Nacional e coordenadora do PP Mulher do Piauí, Erinalda Feitosa, realizou uma palestra voltada para assuntos que são de interesse das mulheres.

O presidente do PP no Tocantins, deputado Lázaro Botelho, fez a abertura das atividades e elogiou o trabalho desenvolvido pelo PP Mulher no Estado e também em todo o País.

Em sua fala, Valderez declarou que vem trabalhando na AL com a apresentação de projetos que beneficiarão as mulheres do Estado. Ainda durante seu discurso ela enumerou algumas das matérias apresentadas e também falou sobre a importância da participação feminina na política.

“Uma das características do padrão feminino de participação política consiste na tendência a estar mais presente nos espaços locais, por elas terem acesso a tais espaços. Não surpreende, assim, que haja maior proporção de candidatas e eleitas vereadoras e prefeitas. Com a nossa organização enquanto mulheres progressistas vamos aumentar ainda mais estes números, buscando eleger a maior quantidade de mulheres progressistas aqui no nosso Estado”, disse.

Para Valderez, para que a participação da mulher na política aumente, é preciso que todas tenham a consciência de que é preciso participar e filiar cada vez mais mulheres. A parlamentar destacou ainda assuntos como a violência contra a mulher; a mulher no mercado de trabalho; a saúde da mulher; ações nas áreas da educação e cultura voltadas para as mulheres, entre outros.

“Espero que possamos voltar para os nossos lares, nossos trabalhos, nossas cidades e mostrar que cada vez mais vamos buscar os nossos direitos e a nossa participação. Esta reunião mostra que nós, Como Mulheres Progressistas, estamos buscando a nossa representatividade política”, afirmou Valderez.

Para palestrante Erinalda, o entusiasmo e a força de vontade das mulheres progressistas do Estado vêm a mostrar o quanto o Tocantins pode servir de referência para outros estados.

O PP nacional esta fomentando as atividades do PP mulher nos Estados. Isso mostra o compromisso de incentivar as mulheres a participar mais da política. O Estado do Tocantins está de parabéns pelo seu trabalho, e pelas grandes referências progressistas que temos aqui, que é a deputada Valderez  com grande apoio do deputado Lázaro”, completou.

O evento contou com a participação de diversas lideranças progressistas, de pré-candidatas a prefeita, a vice-prefeita e também à vereadoras nas próximas eleições.