Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Emerson Silva

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) representa um marco que a cada ano se renova, trazendo novas tecnologias que são parte do que há de melhor e de mais avançado na produção agrícola no País e no mundo. Esta é a avaliação do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo, Cultura (Seden), Alexandro de Castro, sobre a exposição, que é considerada o maior evento do segmento da Região Norte do Brasil. Com o tema “Tecnologia a favor do homem e da Natureza”, a Agrotins foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 4, e o evento se estende até o próximo sábado, 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

“A Seden traz para a Agrotins uma amostra de alguns produtos que são capazes de se criar na área de desenvolvimento tecnológico e inovação e de se produzir na área da cultura, além dos incentivos que o desenvolvimento econômico do Tocantins carece”, pontuou o secretário, enfatizando que o órgão, por meio de parcerias, está disponibilizando durante a feira um ciclo de palestras para informar e formar aqueles que fazem parte da cadeia de produção do Estado.

Ainda de acordo com o gestor, a Agrotins é uma vitrine para demonstrar o potencial de que o Estado dispõe para novos investimentos no setor de agroindústria, expondo a enorme capacidade e qualidade dos produtos que as empresas estão trazendo. As empresas de equipamentos, máquinas e de fertilizantes, já instaladas no Tocantins são um exemplo da força de crescimento que o setor possui. Esse potencial demonstra a grandiosidade do segmento e o volume de negócios que movimenta na economia.

“Do ponto de vista da tecnologia, nós temos aqui na feira, pelo menos, 12 empresas que estão apresentando produtos inovadores que vão estar rapidamente incorporados à economia agrícola e pecuária do Tocantins, o que favorece o desenvolvimento a partir de tecnologias que fazem com que cadeias de produção cheguem até o processamento do produto final. Isso faz com que, em breve, possamos ser não só um estado produtor, mas também um estado capaz de industrializar os produtos do agronegócio”, finalizou Alexandro de Castro.

Abertura oficial

Após abertura oficial a feira, o governador Marcelo Miranda, acompanhado por auxiliares e demais autoridades, visitou o Espaço Inovar, onde foi recepcionado pelo secretário Alexandro de Castro, superintendestes e demais servidores da pasta. No local, o governador visitou e cumprimentou servidores e expositores nos estandes do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, do Turismo e da Cultura, onde estão sendo expostos investimentos feitos nessas áreas e que apresentam resultados positivos. Parceiros do órgão, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal e a Faculdade Católica do Tocantins também estão expondo no local os trabalhos de pesquisa e experimentos capazes de facilitar o dia a dia da sociedade e projetos para resolver problemas que afetam a sociedade.

Espaço Inovar

O Espaço Inovar - Juntos pelo desenvolvimento do Tocantins  disponibiliza, por meio da Seden, o conhecimento de novas tecnologias e técnicas associadas à produção agropecuária e informações sobre os programas de incentivos fiscais estaduais, abertura de empresa simplificada e oportunidades de investimento. Mesmo sendo o foco da Feira a produção rural, a agropecuária necessita de uma diversidade de produtos e serviços, o que acaba favorecendo a geração de novos negócios.