Polí­tica

Foto: Divulgação

Mais de 70% dos eleitores do Tocantins já estão aptos a votar com identificação biométrica, ou seja, na hora da votação o cidadão será identificado através da sua digital, proporcionando mais segurança e transparência ao processo.

“O recadastramento biométrico contribui muito para a melhoria e rigidez do cadastro de eleitores garantindo que cada eleitor tenha certeza que seu voto foi devidamente colhido e registrado. Todas as 35 Zonas Eleitorais do Tocantins dispõem de estrutura para realizar a biometrização”, revela a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente.

O planejamento feito pelo do Tribunal prevê que até 2018 todos os eleitores do Estado votarão com a identificação biométrica. A cada ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipula uma meta para os TREs do país. Durante a 4ª fase do Cadastramento Biométrico 2015/2016, o Tocantins ultrapassou 127% da meta, que era cadastrar 255.009 eleitores, passando atender 325.965 cidadãos.

“Com isso o TRE-TO está em primeiro lugar no ranking, com o melhor percentual quantitativo do país”, explica o coordenador de sistemas eleitorais e logística, Rogerio Nogueira.

A estatística do eleitorado, disponibilizada para consulta no site do TSE, aponta que o Tocantins possui atualmente1.013.593 eleitores aptos a votarem nessas eleições. (http://www.tse.jus.br/eleitor/estatisticas-de-eleitorado/consulta-quantitativo)