Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Carlessandro Souza

A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, em ocasião do lançamento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Paraíso do Tocantins, na manhã de quinta-feira, 12, afirmou que "em um mundo com diversas formas de comunicação, não podemos ignorar o poder das novas tecnologias. Precisamos nos adequar e utilizar uma linguagem que as crianças e adolescentes se identifiquem e reconheçam. Precisamos perder a vergonha e conversar com eles de forma clara e direta”, pontuou. 

Apontando os aspectos jurídicos dessa temática, a doutora Lorena Oyama, representante do Poder Judiciário, afirmou que esses “são crimes graves que causam prejuízos ao desenvolvimento das pessoas vitimadas e que devem ser denunciados pelo Estado, família e por toda a sociedade", alertou.

Por ser uma situação delicada onde os agressores agem de forma clandestina, dificultando a denúncia e punição, a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual escolheu o dia 18 de maio para alertar à sociedade em geral no sentido de coibir e punir quem comete crime contra crianças e adolescentes. "A nossa luta não será apenas no dia 18, mas sim todos os dias do ano. Precisamos unir forças e garantir um futuro seguro às nossas crianças e adolescente", disse a Secretária Patrícia Amaral. 

Evento

O evento, que aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Paraíso (ACIP), foi organizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Paraíso, e trouxe como tema “Luz, Câmera, Ação! CREAS no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. Na ocasião, jovens da comunidade local fizeram uma apresentação musical sobre o tema em pauta.

Além da gestora da Setas Estadual, estiveram presentes representantes da Secretaria municipal, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), CREAS, sociedade civil, e autoridades locais.