Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde o dia 05 de maio, quando começou o Projeto Sesc Amazônia das Artes, está acontecendo a exposição Poesia pra Cantar na Galeria de Artes do Sesc, que fica no Centro de Atividades, Quadra 502 Norte em Palmas. Quem quiser conferir este trabalho idealizado pelo Sesc do Mato Grosso, tem até o dia 10 de junho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

O projeto Poesia pra Cantar surgiu após uma seleção de nove poemas para um espetáculo musical. A poesia, desde as suas origens, tem com a música uma profícua relação. Isso foi evidenciado no espetáculo musical no ano de 2012, “Dó-Ré-Mi-Fá, Poesia pra Cantar”. Nesse espetáculo, um grupo de crianças cantou e reinventou os poemas a partir de suas próprias referencias. Mas a poesia também se relaciona com as outras artes. Nesta edição, três anos depois, os mesmos poemas se transformam em imagens, e encontram um novo formato, em que a musicalidade das estrofes continua presente, mas outros elementos do texto são reinventados, propondo ao leitor um percurso de descobertas e um prazeroso encontro com a palavra.

Cantar poesia. Ler poemas. Ressignificar versos e estrofes. Brincar com os signos grafados. Seguindo essa provocação, o leitor irá descortinar véus que envolvem os poemas de Aclyse de Mattos, Marta Cocco, Luciene Carvalho, Ivens Scaff, Anna Amélia Marimon, Silva Freire e das crianças Bruna, Geovana, Heloise, Ian, Maria Luisa – alunos do Coral Infantil do Sesc. Todos os textos destilam “saber e sabor”, cantam a cidade e seus contextos culturais e naturais, cantam a infância e o rico universo do imaginar. Em cada poema, os autores imprimem uma marca de simplicidade, de espacialidade e de musicalidade, cantam e ecoam o jogo de palavras. Apresentam uma criação artística plural, atingindo públicos diversos e exercitando diferentes linguagens. Melhor do que ler um poema é ler muitos. O Sesc propõe a “Exposição Literária Poesia Pra Cantar”, uma aventura de descobertas e de fantasias e, também, um deleite da saborosa lírica produzida em Mato Grosso.

A exposição Poesia pra Cantar fica em exposição na Galeria de Artes do Sesc até o dia 10 de julho e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.