Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Frederick Borges
  • Ex-governador Siqueira Campos recorda os desafios para a implantação da capital do Tocantins - Palmas

Algumas autoridades do Tocantins parabenizam a capital do Estado, Palmas, pelos seus 27 anos. O ex-governador Siqueira Campos recorda desafios. "Hoje, ao ver Palmas completar seus 27 anos, posso enxergar nos olhares dos irmãos palmenses o brilho e o otimismo que contrastam com a poeira e o trabalho que estava por ser feito nos idos de 1989". 

Já o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, disse sentir orgulho e felicidade imensa de ter feito parte da história de lutas e conquistas alcançadas pela capital. "Essa terra de gente acolhedora e trabalhadora que batalha em prol do crescimento do Tocantins", disse.

Confira abaixo notas na íntegra de homenagem à capital.

Nota ex-governador Siqueira Campos

Palmenses,

O aniversário da nossa bela Capital, me enche o coração de alegria, de orgulho e de um sentimento saudosista. Recordo-me de todos os desafios que enfrentamos na época, desde a decisão em construir uma nova Capital, passando pela escolha deste local, até a edificação da nova cidade. Graças a Deus e ao nosso bravo povo tocantinense, vencemos. E ao olhar para nossa linda Capital, ao observar essa nossa gente trabalhadora, que todos os dias faz a cidade crescer e se desenvolver ainda mais, só me faz ter a certeza de que valeu a pena e se fosse preciso, faria tudo de novo.

Precisávamos desenvolver o lado do direito do Rio Tocantins e integrá-lo ao restante do País. E mais, era indispensável termos uma estrutura capaz de receber desde o cidadão mais humilde ao mais importante Chefe de Estado. Pois somente com a união de esforços, alcançaríamos nossos objetivos de fazer do Tocantins um Estado próspero, justo e de oportunidades. Por isso, sempre pensei em investir fortemente na infraestrutura da cidade. E nos quatro mandatos de Governador que o povo me confiou, meu objetivo era deixar uma marca, mas não de realizador de grandes obras, e sim, de alguém que com seu trabalho pudesse contribuir para melhorar a vida do nosso povo sofrido, que antes era esquecido, e hoje é vibrante e realizador.

O Palácio Araguaia e os muitos prédios públicos, a Ponte da Integração Nacional, o nosso Lago, o Aeroporto, o Parque Césamar, o Estádio Nilton Santos, os nossos hospitais e as muitas escolas, são alguns dos exemplos da dedicação e da atenção que sempre tive com a nossa querida Palmas. E esse legado eu dedico às nossas crianças, que desfrutarão desses e de outros instrumentos que estão à sua disposição. 

Hoje, ao ver Palmas completar seus 27 anos, posso enxergar nos olhares dos irmãos palmenses o brilho e o otimismo que contrastam com a poeira e o trabalho que estava por ser feito nos idos de 1989. Festejem palmenses, pois merecem comemorar e aproveitar dessa magnífica Capital, que é orgulho para todos nós.

Parabéns Palmas,

José Wilson Siqueira Campos

Ex-governador do Tocantins

Fundador de Palmas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota ex-prefeito Fenelon Barbosa

Dia 20 de maio Palmas completa 27 anos de emancipação política. Importante e bela cidade coroada com trabalho e progresso pela qual tenho eterna gratidão.

Sinto orgulho e uma felicidade imensa de ter feito parte dessa história de lutas, conquistas e vitórias até aqui alcançadas. Essa terra de gente acolhedora e trabalhadora que batalha em prol do crescimento do Tocantins.

Que Deus continue abençoando seu povo que luta dia-a-dia para construir uma cidade melhor e um Estado cada vez mais promissor. Parabéns Palmas e a todos Palmenses que acreditaram nesse importante município!

Fenelon Barbosa 

Ex-prefeito de Palmas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deputado Wanderlei Barbosa 

Parabenizo Palmas pelos seus 27 anos de emancipação política. Cidade receptiva, onde sonhos se realizam coroada com trabalho e progresso pela qual tenho muito orgulho e gratidão.

Nesta data, quero parabenizar essa jovem capital a qual eu tenho uma imensa felicidade de fazer parte da sua história. Histórias de lutas, perseveranças e conquistas. Afinal já se passaram 27 anos de convivência nesse lugar que nos abriga com sua simplicidade. E que nos reserva ainda grandes novidades, aqui eu vi o florescer da nossa linda capital, florescendo como uma flor que se desabrocha para o seu ciclo natural. Assim revisito o passado para projetar um futuro cada vez melhor com pensamentos positivos e sempre objetivando o melhor, para todos que aqui já moravam e aos que aqui escolheram morar.

Que Deus continue abençoando nossas famílias, nosso povo palmense, e que nos guie em seu caminho guardando todos nós sob sua destra dia-a-dia para que possamos em nossa simplicidade construir uma cidade cada vez mais promissora.

Parabéns, Palmas! Meus aplausos são para você, feliz 27 anos. Obrigado!

Deputado Estadual Wanderlei Barbosa e Família

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deputado Irajá Abreu 

O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) parabeniza a todos os tocantinenses em especial os palmenses de origem e de coração pela passagem da data.

“Nossa linda e amada capital, Palmas é símbolo da integração de todos os povos. Uma cidade construída a partir de sonhos e que hoje agrega um povo ordeiro e trabalhador. Palmas está consolidada como a capital de todos, cidade receptiva e surpreendentemente especial, que comemora 27 anos de jovialidade. Moderna e acolhedora, esta cidade cheia de contrastes guarda em cada esquina um pedacinho do mundo. Abriga sonhos, projetos e realizações. Abriga o futuro dos tocantinenses de nascimento e de opção. Abriga desafios e oportunidades. Parabéns, Palmas! É um orgulho ser tocantinense de coração e viver nesta linda cidade!”

Irajá Abreu

Deputado Federal

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vereador Pastor João Campos 

“Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um”.

Neste 20 de maio desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa.

Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer! Gente que com seu trabalho diário constrói o desenvolvimento da cidade. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não desistindo e não perdendo de vista esperança. Não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.

Acreditando nisso estamos trabalhando com afinco, superando dificuldades, transpondo obstáculos, para promover qualidade de vida melhor para todos.

Na lida estamos amadurecendo nossas habilidades, lapidando nosso crescimento profissional. Buscando acertar, servir melhor. Façamos uma oração neste aniversário de Palmas, vamos pedir a Deus por todos nós, saúde e sabedoria, para que toda as bençãos de Deus estejam sobre a nossa cidade.

Palmas merece que lutemos por ela, pela saúde, educação, segurança, transportes, pela infra-estrutura, pela ação social, inclusão, pelo emprego e renda. Mais cidadania, habitação, proteção ao meio ambiente, apoio as iniciativas comunitárias, às crianças, aos jovens, adultos, pessoas com deficiência, à melhor idade. Mais entusiasmo, esperança e satisfação pessoal tanto para os homens do campo, como da cidade. Tenho alegria em participar dessa luta por dias melhores na nossa cidade.

Em especial, seguimos dispostos a servir ao lado daqueles que acalentam sonhos e desejam construir, com muita garra, um futuro melhor para nós e para as gerações de nossos filhos”.

Parabéns Palmas! 
Parabéns Palmenses!

Vereador Pastor João Campos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------