Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda decreta ponto facultativo nos dias 26 e 27 de maio, em função da festividade cristã de Corpus Christi. O Decreto de n° 5.434 foi publicado no Diário Oficial dessa terça-feria, 24. 

Segundo decreto, cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais. 

Prefeitura de Palmas 

A Prefeitura de Palmas decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 26, em razão do feriado de Corpus Christi. No entanto, o expediente será mantido para os serviços essenciais, como os atendimentos de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na sexta-feira, 27, os órgãos municipais voltarão a funcionar normalmente. O Decreto será publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 25.

Capim Dourado 

O Capim Dourado Shopping informa que durante essa quinta-feira, 26, Dia de Corpus Christi, terá funcionamento das 11h às 22h30min. A praça e os quiosques de alimentação funcionarão das 11h às 22h, e, o cinema conforme a grade de filmes.

Correios 

No Estado, os Correios informam sobre o funcionamento das agências de atendimento e prestação do serviço de entrega, durante o feriado de Corpus Christi. Na quinta-feira (26), todas unidades ficarão fechadas. Na sexta-feira (27), as agências funcionarão normalmente, das 9h às 17h. No sábado (28), as agências localizadas no Palmas Shopping e no Capim Dourado Shopping estarão abertas, das 10h às 13h. 

Serviço de Entrega dos Correios: Na quinta-feira, não haverá serviço de entrega. Já na sexta-feira, a entrega de correspondências e encomendas acontece normalmente em todo o Estado. No sábado, haverá entrega de encomendas SEDEX e Telegrama, em Palmas.

Em Araguaína 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou o Decreto nº 439/2016, que especifica o ponto facultativo nos órgãos públicos municipais e entidades vinculadas à administração pública do município referente ao dia 27 de março, sexta-feira. O ponto facultativo é posterior ao feriado nacional de Corpus Christi, celebrado nessa quinta-feira, dia 26, e antecede ao final de semana.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA). 

MPE 

O Ministério Público Estadual (MPE) comunica que o expediente do dia 27 de maio, sexta-feira, será facultativo, de acordo com o Ato nº 046/2016, assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira.

O documento também estabelece que nos dias 26/05 (feriado de Corpus Christ) e 27/05 fica preservado o funcionamento de serviços essenciais, manifestações referentes a réus presos, audiências e serviços considerados urgentes.

Os serviços retornam ao expediente regular na segunda-feira, dia 30.

Acipa orienta as empresas sobre Corpus Christi

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) enviou comunicado a todas as empresas do comércio, informando que de acordo com a Convenção Coletiva 2015/2016, poderão abrir normalmente no dia 26 de maio (Corpus Christi). “É um momento em que devemos fomentar as vendas, para que a economia aqueça, governos arrecadem e os empregos sejam mantidos. Não podemos parar, o Brasil precisa de todos, para sairmos deste momento complicado. A Acipa realizou uma pesquisa informal e a maioria das empresas estarão funcionando”, disse o presidente da Acipa, Kariello Coelho. 

Hemocentro 

O feriado chegou e para manter e os estoques de sangue, o Hemocentro informa que as Unidades da Hemorrede do Tocantins funcionarão em regime de escala, nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 26 e 27, exceto o anexo do Hemocentro do Hospital Geral de Palmas (HGP) e a Unidade de Coleta de Porto Nacional que estarão fechadas, retornando suas atividades normais, na segunda-feira, 30.

No Sábado as unidades funcionarão normalmente das 07h às 12h.

Hemocentro Coordenador de Palmas - Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01 – Palmas/TO

Hemocentro Regional de Araguaína - Endereço: Rua 13 de maio, nº1336, Centro - Araguaína – TO 

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis - Endereço: Rua Anicuns, nº 200, Centro -  Augustinópolis – TO 

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi - Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro -  Gurupi – TO

 (Matéria atualizada às 17h58min)