Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Um projeto voltado para a redução da Leishmaniose visceral em humanos, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, é um dos cases de destaque do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 1 de Junho a 4, em Fortaleza/CE.

“Trata-se de uma experiência positiva, fruto de um esforço que visa a promoção da saúde e controle da Leishmaniose visceral por meio de testes rápidos em cães, encoleiramento e busca ativa por animais soltos e os resultados estão aí para que outros municípios brasileiros possam se espelhar” apontou o diretor do CCZ de Gurupi Henrique Alencar.

A secretária de Saúde de Gurupi, Suely Aguiar acompanha a equipe ao congresso e destaca a importância de incentivar ações de promoção à saúde. “Estamos apresentando um projeto de Gurupi para várias cidades do Brasil e isso é o que nos deixa orgulhosos de saber o empenho do nosso CCZ no combate e controle da Leishmaniose.

Adoção

O município de Gurupi comemora nos últimos anos, os resultados das ações do CCZ. Uma delas é a realização de eventos de entidades protetora de animais, como a Feira de Adoção da Associação Vitória dos Bichos. As feiras têm surtido um efeito muito positivo junto à comunidade, além do mais, as famílias adotam animais saudáveis, vacinados e de diferentes portes que fazem a alegria da casa.

Castração

O Centro de Controle de Zoonoses realizou centenas de castrações entre cães e gatos pertencentes a pessoas que não tinham condições financeiras de pagar esse tipo de cirurgia. A esterilização de animais domésticos se constitui numa das ações para o controle populacional de animais que vivem soltos nas ruas, a maioria abandonada pelos donos.