Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador do Estado do Tocantins, Marcelo de Carvalho Miranda, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), na Quadra 304 Sul, em Palmas. Na ocasião, foram assinados um termo de parceria entre a Polícia Militar com a Investco e um convênio com a Enerpeixe. O evento celebrou ainda a semana do meio ambiente.

Na solenidade, o governador Marcelo Miranda juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, o comandante do BPMA, tenente-coronel Sólis Araújo Souza e demais autoridades descerraram a placa de inauguração do BPMA. Em seguida o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber juntamente com o diretor da Investco, Plácido Gonçalves Meireles assinaram, simbolicamente, o termo de cooperação, no qual a Investco repassará ao BPMA o valor de R$ 240.625,30 reais. Em contrapartida, o BPMA realizará atividades de policiamento ambiental. O valor será investido na melhoria das instalações físicas das unidades, aquisição de equipamentos e pagamento de diárias.

Num segundo momento, foi assinado o convênio da PM com a Enerpeixe, concessionária de serviços elétricos da Usina Hidrelétrica de Peixe. O representante da Enerpeixe, Albert Júnior Bovareto, assinou o convênio, juntamente com o coronel Glauber. O convênio repassará a Polícia Militar o valor de R$ 201 mil reais, cuja destinação será estabelecer ações de controle e fiscalização integrada e compartilhada entre o Poder Público Estadual a serem realizadas pela Polícia Militar Ambiental. Em contrapartida, a Enerpeixe realizará aporte financeiro aos programas e projetos propostos apoiando ações de educação, controle e fiscalização ambiental.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, a PM tem alcançado várias conquistas que agem incisivamente na melhoria da atuação do efetivo policial militar no estado. “Um deles é a inauguração de uma casa para BPMA, que foi criado na última gestão do governador Marcelo Miranda. Com as novas instalações iremos desenvolver ações para ampliar e integrar as atividades de prevenção e fiscalização em todo estado”, destacou o comandante.

O governador Marcelo Miranda discursou sobre a assinatura dos termos de parceria que têm o intuito de integrar os diversos órgãos e autarquias do estado, no sentido de ampliar as ações desenvolvidas pelo Governo que envolvam a Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar, Naturatins, Embrapa, Investco e demais parceiros. “Nosso governo tem a preocupação e tem se empenhado em dar o respaldo necessário para que nossas instituições desempenhem de forma adequada suas atividades e atuem na preservação e fiscalização de nossos recursos naturais”, disse.

Autoridades

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora do estado, Claudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Dodsley Iuri Tenório Vargas, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Hebert Brito Barros, presidentes de autarquias e prefeitos.