Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Duas peças teatrais, uma comédia e a outra uma tragicomédia, e o cinema pra você e sua família curtir bem o final de semana na Aldeia Jiquitaia. A Mostra Cultural do Sesc Tocantins no quinto dia da sua programação apresenta nesse domingo, 19 de junho, os espetáculos “O Macaco e a Boneca de Piche” às 16h30 no Parque Cesamar, e “Jacy”, às 18h no Teatro Sesc Palmas, localizado no Centro de Atividades Sesc Palmas, na 502 Norte. Enquanto que o filme “Falstaff – O Toque da Meia Noite” – que faz parte da Mostra Mr. Faker do cinema de Orson Welles – será exibido às 16h no CineSesc, situado no mesmo local. A entrada é gratuita.

O Macaco e a Boneca de Piche

O espetáculo convidado “O Macaco e a Boneca de Piche”, da Cia Etc e Tal, (RJ), é uma comédia com duração de 60min em que o universo dos contos populares é explorado por meio de uma história do imaginário popular: “O Macaco e a Velha”. Conta a saga de uma velhinha louca por bananas e um macaco que quer comer todas elas. A peça é encenada com a técnica da pantomima literária, aliando narração simultânea feita por Melissa Teles-Lôbo e ação em mímica, por Marcio Moura. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014.

Jacy

Peça de teatro documental e tragicômica integrante do Palco Giratório 2016 do Sesc, “Jacy”, do Grupo Carmin, (RN), tem duração de 70min e classificação de 12 anos. Trata da história real de uma mulher que atravessou a Segunda Guerra Mundial e a ditadura militar brasileira, ficou no centro de um importante conflito político no Rio Grande do Norte, teve um amor estrangeiro e terminou sua vida sozinha em Natal. A peça toca no abandono dos idosos, na política e no crescimento desordenado das cidades.

Cinema

Para os amantes do cinema, A Mostra Mr. Faker — Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema apresenta, dentro da programação da Aldeia Jiquitaia, neste domingo, 19, o filme “Falstaff — O Toque da Meia-Noite” às 16h no Centro de Atividades Sesc Palmas, (502 Norte). A entrada é gratuita.

“Falstaff — O Toque da Meia-Noite”, 98min, tem no elenco Orson Welles, Jeanne Moreau e Margareth Rutherford e é inspirado em parte da obra “Henrique IV”, de Shakespeare. O filme revela a vida desregrada do decadente Sir John Falstaff junto ao herdeiro do trono inglês, príncipe Hal, enquanto o rei está prestes a morrer.

A Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins oferece uma vasta e variada programação, constando de espetáculos teatrais, dança, cinema, exposições, oficinas e intervenção urbana. Toda a sua programação está disponível no www.sescto.com.br.

Em sua nona edição, a Aldeia Jiquitaia acontece de 15 a 25 de junho no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), no Parque Cesamar e em Taquaruçu. A entrada é gratuita para todas as atividades.