Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda abre nesta quarta-feira, 22, ás 14h30, no Auditório do Palácio Araguaia, a 2ª edição do Protege Tocantins. O evento discutirá protocolos, políticas nacionais de bombeiro, apresentará novos equipamentos e técnicas de trabalho e será, ainda, um momento de capacitação aos bombeiros do Estado. Na ocasião, o governador também recebe 84 candidatos remanescentes convocados do Concurso Público para provimento do cargo de Soldado Bombeiro Militar.

O Protege Tocantins 2016 acontece de 22 a 24 de junho. Dentro da programação está previsto o II Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins, a Reunião de Comandantes Gerais da Amazônia Legal, a cerimônia de premiação dos bombeiros vencedores do I Concurso de Fotografia Bombeiro em Foco, a Cerimônia de Formatura do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut) e a realização da Prova Bombeiro de Aço.

Palestra

A solenidade de abertura também contará com a participação de Paulo Storani, consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2. O palestrante é um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura.

Sua palestra tem como objetivo despertar as pessoas para a importância da superação de desafios no ambiente competitivo de trabalho e o papel da liderança sob os aspectos rígidos dos 'homens de preto' do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope). A apresentação também será uma espécie de aula inaugural do curso de formação de soldados.

Curso de formação

O Curso de Formação de Soldados, com duração média de sete meses, consiste na 6ª Etapa do certame, regido pelo Edital nº 001/CFSD-2013/CBMTO. Será aprovado no Concurso Público o candidato que concluir com aproveitamento o Curso de Formação, quando tomará posse no Cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

Participam dessa etapa do certame os 84 candidatos remanescentes convocados, refletindo assim, em um importante aumento de efetivo para a Corporação.