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Estado

Foto: Nara Moura

Buscando estreitar o relacionamento com o Procon para solucionar os problemas dos consumidores tocantinenses, estiveram presentes no órgão na tarde dessa quinta-feira, 23, os representantes da Caixa Seguradora. “Primeiro queremos estreitar os nossos relacionamentos com o Procon que é um órgão importante que trata do consumidor e mostrar a estrutura do Grupo Caixa Seguradora, pessoa jurídica distinta da Caixa Econômica que é o banco”, disse Kedina Fátima Gonçalves Rodrigues, ouvidora da Caixa Seguros. 

Segundo kedima, a intenção da reunião também foi colocar a instituição a disposição do Procon por meio de um telefone direto “pra resolução dos problemas dos nossos clientes, diretamente com a Caixa Seguradora”. A ouvidora disse que esse contato é muito importante para o próprio consumidor.  “A gente entende que isso vai facilitar o atendimento a ele, dando o atendimento que ele precisa e merece como consumidor”.

A ouvidora estava acompanhada do consultor da Caixa Seguradora e professor de Direito do Consumidor do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB  Ricardo Morishita. Na oportunidade, o consultor destacou a importância do órgão. “O Procon Tocantins, aqui na Região Norte, é uma das grandes lideranças. Tem um atendimento forte dos nossos consumidores, tem uma liderança técnica muito grande e um dos nossos objetivos foi junto com o Procon aprender, trazer novas informações e construir cada vez mais soluções práticas e rápidas pro nosso consumidor”.

O consultor informou que a Seguradora possui ouvidoria, conselho e gestão próprios, diferentes da Caixa Econômica Federal. “Embora ambas sejam parceiras porque parte do capital da Caixa Seguradora tem como seu acionista e sócio a Caixa Econômica, são pessoas jurídicas distintas”. Para ele, a finalidade da reunião foi encurtar espaços, trazer soluções, informações e conhecimentos para que o consumidor seja não apenas respeitado, mas também melhor atendido. Ricardo Morishita já foi diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor entre os anos de 2003 e 2010.  

O superintendente do Procon Tocantins, Nelito Cavalcante, ressaltou a importância dos encontros com as instituições financeiras. “Os bancos estão se preocupando com o atendimento ao consumidor. Eles estão querendo a resolução do problema em menos tempo”. De acordo com o superintendente, a reunião serviu para dar início às negociações com a instituição que, felizmente, possui poucos processos no Tocantins. “Já entabulamos negociações para que a gente resolva, definitivamente, os processos”.  

Também participaram da reunião a gerente Jurídica e do Contencioso Administrativo do Procon, Núbia Dias, a gerente de Atendimento ao Consumidor, Talita Cardial, o assessor de gabinete da Superintendência, Francisco Rezende e representando a Gerência de Educação para o Consumo, a servidora Liliane Borges.

Caixa Seguradora

Parceria franco-brasileira, a caixa Seguradora é a união entre duas instituições públicas: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal. A CNP Assurances é especialista em seguros e há mais de 150 anos lidera o mercado francês nessa área, ocupando o quarto lugar em seguros de vida na Europa.

De acordo com Kedina Fátima, a Caixa Econômica Federal possui 48% da Caixa Seguradora, mas os produtos vendidos no balcão são administrados pela Seguradora que por sua vez é formada pela Caixa Vida e Previdência, Caixa Capitalização, Caixa Consórcio e Caixa Saúde.

No Tocantins, o Procon registou em 2015 18 reclamações em relação à Seguradora e, até junho de 2016, já foram registradas cinco reclamações no total.