Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação A unidade da frísia em Paraíso é a primeira da empresa fora do Estado do Paraná A unidade da frísia em Paraíso é a primeira da empresa fora do Estado do Paraná

A Frísia Cooperativa Agropecuária inaugurou, nesta última sexta-feira, 24, em Paraíso do Tocantins, sua 14ª filial no País, porém a primeira fora do Paraná, Estado de origem. A escolha dessa cidade do Tocantins para abrigar o empreendimento, com capacidade de armazenamento de 28 mil toneladas, está relacionada a sua localização estratégica, entre a BR-153 e a Ferrovia Norte-Sul, e a abrangência de produtores no entorno.

Presente à inauguração, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alexandro de Castro, disse que a escolha destaca o potencial do Estado para receber investimentos no setor de grãos. "Hoje estamos presenciando a realidade do que sempre se disse sobre o Tocantins ser um Estado promissor. Depois de um ano de diálogo, vemos uma cooperativa do Paraná que escolheu o Tocantins por acreditar na capacidade de crescimento da produção agrícola do Estado. A instalação de um armazém desse porte é uma amostra de como a produção de grãos é forte e precisa de investimentos desse tipo", destacou.

Construído numa área de 200 hectares, o complexo possui quatro silos - com capacidade de armazenamento de 700 mil toneladas cada -, um secador, um tombador e duas moegas para recebimento dos grãos. O armazenamento adequado em silos permite que as características dos grãos permaneçam as mesmas após a colheita.

Funcionando desde abril deste ano, principalmente no armazenamento de soja e milho, a filial pode ampliar a sua capacidade para até 56 mil toneladas, caso seja necessário. A expectativa do presidente da cooperativa, Renato Greidanus, é que os produtores locais se beneficiem do modelo de negócio da cooperativa.

"Estamos de portas abertas para receber todos aqueles que quiserem conhecer esse sistema, para que mais pessoas possam usufruir dele. A região onde estamos instalados no Paraná se desenvolveu basicamente no sistema de cooperativas. Eu vejo que o estado do Tocantins oferece muitas oportunidades, pois é um estado novo, e que atrai pessoas que buscam se desenvolver", disse durante a apresentação da empresa.

A necessidade de locais para armazenagem de grãos é uma realidade, conforme destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura  e Pecuária, Clemente Barros, que no evento representou o governador Marcelo Miranda. "O Estado vai continuar empreendendo esforços em trazer empresários do setor", disse. Atualmente, o Tocantins possui 131 unidades de armazenamento, mas que abrangem apenas 34 municípios, resultando num déficit para estocagem de cerca três milhões de toneladas de grãos. A expectativa é que a chegada da Cooperativa atraia outros empreendimentos do mesmo porte para atender outras regiões do Estado.