Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta última segunda-feira, 27, a campanha de teste rápido para diagnóstico do calazar canino no setor Jardim dos Buritis. Com expectativa de atender aproximadamente 60 cães por dia, o atendimento acontece na Escola Municipal Domingos de Amorim, das 8h às 13h.

O diretor do CCZ, Henrique Alencar, informou que aqueles que não puderem ir até à escola, podem visitar o Centro de Controle de Zoonoses e fazer o teste no seu animal de estimação. “O CCZ promove o teste diariamente. O material passa por analise, e logo após o resultado entramos em contato com o dono do animal para fornecer as informações. Caso seja detectado a doença no animal, orientamos o recolhimento do animal” destacou o diretor.

Borrifações

Além do teste com os animais, uma equipe de agentes de saúde, promove ação de borrifações de veneno contra o mosquito transmissor do calazar, atendendo todas as casas do setor.

“Eu fiquei sabendo desse teste e vim trazer meu cachorro. É sempre bom ficar em alerta sobre essas doenças, pois podemos ser tão vitimas como nossos cachorros”-  informou a dona de casa Sandra Barros, que levou seu cachorrinho da raça pinscher.

Modelo no Brasil

O CCZ  de Gurupi conquistou prêmio nacional no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu em Fortaleza – CE. Mais de 300 projetos de todo o Brasil concorreram a 13 prêmios e Gurupi se consagrou  vencedor na categoria “Práticas de Vigilância em Saúde no Território”

Calazar

O calazar é causado por picadas do mosquito-palha, vetor que transmite o parasite Leishmânia. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos.

Os sintomas iniciais são feridas no local da picada do mosquito-palha. Se a doença progredir, ela ataca o sistema imunológico. O calazar se manifesta de dois a oito meses após a infecção com sintomas mais generalizados, incluindo febre prolongada e fraqueza.