Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na tarde desta sexta-feira, 1; de julho, a Central dos Trabalhadores do Brasil, no Tocantins (CTB/TO), inicia o segundo módulo do curso de Planejamento Estratégico Situacional, oferecido pela Centro de Estudos Sindicais (CES).

O primeiro módulo foi ministrado em abril de 2015 e as entidades são orientadas e desafiadas a realizar um planejamento que irá nortear as próximas ações das entidades sindicais. Este segundo módulo além de avaliar o que foi ou não cumprido pelos dirigentes sindicais, o Planejamento Estratégico Situacional proporciona o diagnóstico das entidades sindicais, a formulação dos objetivos fundamentais e específicos, as metas a serem alcançadas e a construção dos projetos prioritários que orientam a execução dos objetivos definidos.

O curso será ministrado pelo sociólogo e coordenador técnico do CES, Augusto César Petta e a professora da PUC-Campinas, Doutora em Educação, Liliana Aparecida de Lima. Foram convidadas 22 entidades sindicais para participar da capacitação.

Para o presidente da CTB/TO e presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem (SEET), Claudean Pereira Lima, estas capacitações são de suma importância para que os atuais dirigentes sindicais possam fazer uma defesa efetiva dos trabalhadores, “acreditamos na importância deste empoderamento, pois o conhecimento é maior arma que nós, representantes de categoria, podemos ter para defender os direitos dos trabalhadores a quem representamos", pontuou o presidente.