Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Evandro Rodrigues

Uma operação planejada da equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atua no Escritório Regional de Lagoa da Confusão, em parceria com produtores rurais da região, apoio técnico de doutores e pesquisadores da sede de Palmas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) resultou no salvamento de um boto, com aproximadamente 2,80m de cumprimento, que foi encontrado encalhado no Rio Formoso.

Após a captura, sob a orientação da doutora em cetáceos de água doce e pesquisadora colaboradora do Inpa, Daniela Settuccia Pinpão, o animal recebeu atendimento da médica veterinária e supervisora de Fauna da Diretoria de Biodiversidade do Naturatins, Graziela Pacheco, que constatou boas condições de saúde do boto, o que ofereceu segurança ao procedimento de transferência realizado pela equipe. Na batalha contra o tempo, a equipe conduziu a espécie para o Rio Javaés, cerca de 10km do local da captura e realizou com sucesso a soltura do animal.

Ao longo da semana, as equipes locais do Naturatins, verificaram a queda no volume de água do Rio Formoso, característico da época de seca e iniciou a organização de uma ação preventiva, para percorrer os pontos de maior evidência, em busca de peixes de grande porte, que pudessem estar correndo o risco de ficarem presos em formações de piscinas naturais ou mesmo encalhados na extensão do rio.

De acordo com o supervisor do Escritório Regional do Naturatins em Lagoa da Confusão, Evandro Ramos Rodrigues, apesar de já ter realizado essa operação, no ano anterior, além da força, o apoio logístico dos produtores rurais teve um importante papel no alçasse do sucesso, logo na primeira busca, deste ano. “Sabemos que o período de estiagem ainda tem um tempo considerável pela frente, então, eu acredito que este tipo de operação, de agora para frente, tende a ter necessidade de se tornar frequente na extensão do Rio Formoso e seus afluentes”, relatou.  

O objetivo dessa primeira operação foi realizar o reconhecimento da atual situação da área do rio, mas tem a finalidade de salvar o máximo de peixe possível.   

Parceria

A equipe da base do Naturatins de Lagoa da Confusão, contou com a parceria dos produtores rurais, com apoio da Fazenda Diamante, Fazenda Ilha Verde - Plantar e das equipes de Segurança de Barragens do Naturatins de Palmas, Felipe Mansur Pimpão e Wallace Aniszewski. Contou também com apoio técnico da doutora em cetáceos de água doce e pesquisadora do Inpa, Daniela Pinpão e todo o suporte da área de Biodiversidade do Naturatins.