Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Edilson Rodrigues

Ativa nas redes sociais, principalmente no Twitter, a senadora, ex-ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu (PMDB/TO), comentou na manhã desta quinta-feira, 14, o resultado da eleição para presidência da Câmara dos Deputados que resultou em vitória para o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para a senadora "ontem enfim o macaco comeu a banana. O 'homem' perdeu!". 

O homem que perdeu, sinalizado por Kátia, refere-se a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou a presidência. A fala da senadora seria porque o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) estava entre os favoritos e recebia o apoio de Cunha, porém, foi perdedor na disputa. Rosso era tido como o nome que mais agradava ao Palácio do Planalto.

No dia 12 de julho, a senadora Kátia Abreu já havia comentado sobre a eleição. Ela questionou se Eduardo Cunha ira eleger o presidente da Casa. "Será possível que Cunha vai eleger o presidente da Câmara dos Deputados? A banana vai comer o macaco de novo", disse. 

Presidência da Câmara 

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), 46 anos, foi eleito na madrugada desta quinta-feira (14), com 285 votos, presidente da Câmara dos Deputados. Maia venceu em segundo turno o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que até então era apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto. Rosso somou 170 votos. Outros cinco parlamentares votaram em branco.

Maia irá suceder o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à posição na última semana. O peemedebista teve seu mandato suspenso em maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Rodrigo Maia ficará à frente da Câmara até fevereiro de 2017.