Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves Convenção em Dianópolis Convenção em Dianópolis
  • Convenção em Paranã
  • Convenção em Paraíso do Tocantins

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) participou de três convenções nessa quinta-feira, dia 4, em Dianópolis, Paranã e Paraíso. O pré-candidato a prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), e o pré-candidato a vice, Osvaldo Baratins (PMDB) estão com uma coligação fortalecida que reúne 14 partidos, tendo apoio do atual prefeito Reges Melo (PSC) e da vice-prefeita Maguinha Lúcia (PHS). 

Em seu discurso, Paulo Mourão destacou duas qualidades que ele considera marcantes em José Salomão, a honestidade e o compromisso social. “Isso faz do Zé uma pessoa diferenciada” frisou. “Ele tem experiência e transparência no que faz, não se pode falar um miligrama de sua conduta como servidor público”, reforçou. 

O parlamentar apontou os índices educacionais do município, onde ao longos dos anos só aumenta o número de jovens que deixam de frequentar a escola, sendo que apenas 10% dos jovens de 18 a 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. “Depois não sabe porque o jovem está no subemprego, não sabe porque está no crack, não sabe porque está desempregado, não sabe porque fracassou na vida. É é porque não teve política pública, não teve compromisso de governo com educação”, considerou. 

Paulo Mourão anunciou que em setembro será lançado o programa estadual da tecnologia e da empregabilidade para atender o jovem com ensino tecnológico e profissionalizante, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho com garantia de emprego. O deputado também reforçou seu compromisso em apoiar a estruturação da Unitins. O diretor da instituição em Dianópolis, Dico, fez questão de comparecer à convenção, acompanhado dos coordenadores dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, para agradecer pelo trabalho do deputado Paulo Mourão de fortalecimento da universidade.

Paulo Mourão sugeriu ao pré-candidato José Salomão, que sendo eleito busque parceria com a Embrapa para apoiar os produtores rurais do município, para incentivar o aumento da produção. “Tem que fornecer o trator, o transporte para o produtor chegar até a feira sem cobrar nada, o excedente da produção a escola compra ou a Conab”, analisou.

Em Paranã, Paulo Mourão também apontou os índices da educação entre jovens a partir dos 18 anos que não estão na escola. Apenas 4% dos jovens de 18 a 24 anos frequentam o ensino superior. “Como é que vamos desenvolver uma região se não dermos oportunidades aos filhos dos pobres de estudar, quem tem dinheiro vai para Palmas, vai pra Brasília, vai pra Goiânia e quem não tem não faz o que?, questionou. “A saída é a educação, a formação profissional, qualificação das pessoas”, completou. Paulo Mourão destacou que Paranã terá uma célula do programa estadual do ensino tecnológico. Ele também destacou a importância de apoiar os agricultores familiares da região com infraestrutura de máquinas e apoio técnico rural.

Paulo Mourão enalteceu sua amizade com o ex-prefeito e ex-deputado estadual, médico Zé Viana, pai de Fabrício Viana, pré-candidato a prefeito pelo PMDB. “O que mais me empolga no Fabrício são seus projetos como prefeito para desenvolver Paranã, em momento algum critica adversário”, frisou. “Estivemos recentemente com o governador Marcelo Miranda e o Fabrício passou pelo menos uma hora falando apenas de sua preocupação com Paranã, ele disse que muitas cidades estão se desenvolvendo e Paranã deu uma parada no tempo, e é verdade”, afirmou Mourão. O deputado garantiu apoio ao pré-candidato para, caso venças as eleições, possa levar desenvolvimento à região. A convenção que homologou a pré-candidatura a prefeito de Fabrício Viana e a pré-candidatura de vice-prefeito de Vein, contou com a presença do deputado Nilton Franco (PMDB) e dadeputada federal Dulce Mirada (PMDB).

Em Paraíso, Paulo Mourão participou da convenção que homologou a pré-candidatura a prefeito de Ary Arraes (PSC) e a vice de dr Luís Antônio (PT). A convenção contou ainda com a presença do deputado Eli Borges (PROS) e do presidente do PSC, deputado Osires Damaso, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. A convenção contou com um fator surpresa. O evento já havia começado quando o pré-candidato Ary Arraes pediu licença para sair por alguns minutos na companhia dos parlamentares presentes e retornou minutos depois a pé pelas ruas da cidade trazendo consigo o ex-prefeito Paulo Tavares (PSDB) que decidiu apoiar a pré-candidatura de Ary Arraes, aumentando para dez o número de partidos aliados.

Paulo Mourão elogiou a atitude de Paulo Tavares. “Paulo Tavares sempre sonhou em ter uma Paraíso desenvolvida, como prefeito fez uma das gestões mais transparentes de resultados que a sociedade de Paraíso presenciou e a sua eleição se parece muito com esse projeto que está nascendo aqui, porque foi um desafio que causou uma surpresa e uma expectativa muito grande à sociedade de Paraíso, e hoje de novo o Paulo Tavares é ator de uma reformulação no processo da escolha de candidatos quando vem aqui dar suporte a esse sentimento de mudança que está nas ruas de Paraíso, parabéns por acompanhar nosso grupo político”, discursou.

Paulo Mourão destacou o compromisso dos pré-candidatos com a sociedade e com as famílias de Paraíso. “Há um compromisso de servir as pessoas”, destacou Mourão. O parlamentar lembrou do atual momento político do país. “A sociedade está incrédula, a sociedade está desconfiando de todos os políticos, as notícias são péssimas, desmandos, corrupção, não aplicação de recursos públicos, a sociedade não tem assistência de saúde, segurança pública”, elencou. “Pelo agrupamento de tantos partidos líderes partidários de todas as matrizes políticas, representando diversos setores é sinal de que as coisas não estão como a sociedade desejava”, afirmou. “E por que ser prefeito de Paraíso, para mudar a situação de Paraíso”, conclui Paulo Mourão, reafirmando seu apoio a Ary Arraes e dr Antônio.