Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Conhecer os objetivos do Censo Escolar, sua abrangência e a importância de a escola inserir corretamente os dados e as informações são temas da formação sobre o Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso, que está sendo realizada na Diretoria Regional de Educação de Palmas, com a presença de profissionais das escolas.

O curso tem duração de 60 horas, dividido em sete módulos, que são ministrados com aulas presenciais e a distância. Nesta terça-feira, 16, está sendo realizado o primeiro encontro presencial. O seu objetivo, além de preparar servidores para fazer o correto preenchimento das informações do Censo Escolar, é promover o acompanhamento e o controle social do público atendido pela unidade escolar.

O Censo Escolar é responsável pelo levantamento das escolas de educação básica do País, com informações sobre escolas (estruturas, localização, tecnologia disponível); alunos (utilização do transporte escolar); profissionais (escolaridade, função) e turmas (tipo de atendimento ofertado).

“Conhecer o diagnóstico da escola é fundamental”, explicou a professora Lusinalda Rodrigues Beserra, da DRE de Palmas, que está ministrando o curso. “Não somente o professor, mas todos da escola precisam conhecer os dados e o controle social para poderem elaborar ações mais efetivas. Com o Censo Escolar é possível que a comunidade acompanhe os recursos que vão direto para a escola e verificar atendimentos como o transporte escolar”, esclareceu Lusinalda.

O servidor Alexandre Marcondes, secretário da Escola Estadual Santa Fé, em Palmas, comentou sobre a formação. “Aqui estamos conhecendo como iniciaram os primeiros censos populacionais realizados no Brasil e ressalto o compromisso do profissional quanto ao fornecimento correto das informações. E por outro lado, ficamos por dentro da tecnologia, que nos possibilita inserir dados e fazer o acompanhamento”, disse Alexandre.