Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Após o Ministério do Meio Ambiente cancelar, no último dia 12 de agosto, a nomeação do novo superintendente do Ibama no Tocantins, depois de vir a público que, em 2013, o então indicado para o cargo, Luciolo Cunha Gomes, ironizou o órgão em sua página na rede social Facebook ao relatar ter comido carne de um animal silvestre, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Estado do Tocantins reuniram-se nesta terça-feira, 16, para indicar um nome para superintendência do órgão.

Escolhido pelos servidores lotados na superintendência em Palmas e nos escritórios Regionais de Araguaína e Gurupi, o servidor de carreira Wallace Rafael Rocha Lopes foi indicado pela maioria dos servidores ao cargo. A sugestão do nome será encaminhada ao Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

Wallace Lopes, é servidor concursado pertencente à carreira de Especialista em Meio Ambiente, possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especializou-se em sistemas mínero-metalúrgicos pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela UFT. É também mestre em Engenharia Ambiental nas áreas de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, tendo atuado na coordenação de vários núcleos dentro da superintendência, assim como superintendente substituto.

A Associação dos Servidores do Ibama, que tem como presidente, Sandoval Queiroz,  justifica que a escolha do servidor vai ao encontro do disposto no Decreto 6.099/07 e corrobora com a recomendação do Ministério Público Federal do Estado do Tocantins (MPF/TO) acerca das qualificações necessárias para o cargo. “A nomeação de uma pessoa com qualificação técnica está alinhada aos acordos internacionais estabelecidos entre o País e o resto do mundo voltados para a conservação do meio ambiente, principalmente ao controle das emissões gasosas, o qual requer grande atuação do órgão no combate ao desmatamento ilegal. A nomeação de terceiros se torna temerosa quando não há comprometimento destes com as atividades do órgão”, afirma a associação.

A indicação do servidor de carreira do Ibama foi registrada em Ata da Associação dos Servidores. 

Outro encaminhamento da reunião dos servidores, foi de solicitar tal indicação ao Coordenador da bancada do Tocantins, deputado federal Carlos Gaguim (PTN).